10 agosto 2011

Mel Grifado

Eu sempre achei que moda, arte, música e gastronomia são temas totalmente interligados e que muitas vezes buscam inspirações e troca de informações uns nos outros e surgem coisas maravilhosas.
Agora você já imaginou um produto comestível com a marca Louis Vuitton? Pois é, por mais inusitado que pareça em 2009 a Louis Vuitton resolveu receber alguns hóspedes bem diferentes.  No telhado de sua sede, a “Belle Jardiniere” na Rua Pont-Neuf em Paris, colocaram 3 colméias de abelhas, que ao longo de três anos, 60 mil abelhas produziram 75 mil quilos de néctar, suficiente para que a Louis Vuitton pudesse ter um Mel para chamar de seu!

Além de tudo, acabou virando inspiração para nova coleção primavera-verão 2012 e os bichinhos (não os reais) tomaram conta das vitrines da marca francesa.
Agora você que está pensando qual a loja mais próxima que você pode correr pra comprar esse mel, pode esquecer. Com toda a produção foram fabricados somente 500 potes de mel que serão distribuídos apenas para amigos VIPS.


Uma curiosidade é que na Europa é relativamente comum pessoas em cidades grandes cultivarem colméias nas suas casas e produzirem seu próprio mel. Uma abelha que vive em área urbana produz até 4 vezes mais que uma abelha de área rural, devido ao risco de pesticida. Doido, né?!
 Inclusive um dos meus Chefs da Le Cordon Bleu (ele é Francês) tem na casa dele em Londres 3 colméias e mantêm toda a produção para seu consumo e teste de receitas. Lógico que para isso ser possível ele tem uma permissão da prefeitura e deve seguir certas regras, mas mesmo assim eu não consigo imaginar isso acontecendo em casas em São Paulo.
A Helô Gomes do Sanduiche de Algodão fez 3 posts bem legais falando dessa mistura GASTRONOMIA + MODA. Vale o Clique!

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