28 julho 2011

Mousse de Chocolate

Um dos meus desesperos quando estava prestes a virar morar em Londres era não encontrar Leite Condensado! Você está ai pensando, que menina doida...mas sério, como sobreviver um ano inteirinho sem nenhum brigadeiro??? Mas óbvio que eu encontrei, vende em qualquer supermercado e da até pra achar o leite moça da Nestlé nas lojinhas de produtos Brasileiros.
Só sei que no final das contas não uso o leite condensado para nenhuma sobremesa que faço aqui (a não ser o brigadeiro!). Não faz parte da cultura inglesa/francesa/européia, comer coisas tãããão doce como nós. Com isso aprendi outros sabores mais suaves para sobremesas tão comuns nossas que ÓBVIAMENTE levariam o Leite Condensado.
É o caso do mousse de Chocolate. Tradicionalmente uma sobremesa francesa, La mousse (espuma) feita de ovos e outro ingrediente que de sabor, como chocolate, que após refrigerada mantêm se leve e aerada. 

MOUSSE DE CHOCOLATE
Serve 4 pessoas
180g de açúcar refinado
125g de claras de ovos
250g de chocolate meio amargo (barra)
300ml de Creme de leite fresco
MODO DE FAZER
Na batedeira adicione as claras e bata até que fique espumosa.
Em uma panela leve o açúcar com o suficiente de água para dissolve-lo e deixe derreter. Se tiver um termômetro o açúcar deve chegar a 121oC.
Agora adicione o açúcar derretido, aos poucos, as claras em neve e deixe bater até esfriar. Reserve este merengue.
Bata o creme de leite fresco até ficar em ponto mole. Adicione parte do merengue a esse creme e misture tudo. Adicione o restante do merengue e misture até homogeneizar a massa.
Derreta o chocolate em banho Maria. Adicione-o a mistura anterior e vá mexendo com suavidade debaixo para cima.
Sirva em potinhos individuais e leve a geladeira para gelar.

Filé Mignon ao Molho de Vinho Tinto e Cogumelos

Em Londres carne vermelha custa caro, e eu morando sozinha e sem poder trabalhar por aqui tento economizar um pouco, né?! Então aproveito pra comer uns bifões quando fazemos na escola.
Só de saber que vai ter carne eu fico com água na boca o dia inteiro, sou carnívora sim! E juro que no final dessas aulas eu sempre pergunto se alguém não quer ficar com o prato pra eu poder levar mais pra casa! Hehe!
Então vamos a uma receita dessa delíciaaaaa!

Filé Mignon ao molho de Vinho Tinto, acompanha cogumelos selvagens e batatinhas
Serve 4 pessoas

4 Miolos do Filé Mignon 150g – 180g cada
15 ml Óleo vegetal
10 g Manteiga

Molho
50 ml Óleo Vegetal
200 g Fragmentos dos filés (ossos, gordura, pele)
50 g cebola
25 g cenoura
25 g salsão
300 ml vinho tinto
500 ml caldo de carne ou fundo escuro
1 bouquet garni
50 g manteiga (sem sal)

Cogumelos
400 g Cogumelos selvagens
10 g alho
100 ml azeite
Salsinha
Sal e pimenta à gosto

Batatinhas
400 g Batatas
100 g manteiga clarificada
Sal e pimenta à gosto

MODO DE FAZER
Limpe os miolos do filé mignon a fim de retirar qualquer excesso de gordura (guarde essa gordura, iremos usá-la). Amarre em volta de cada filé um barbante (um mais acima e outro abaixo) para que mantenham a forma durante o cozimento. Reserve-os.

Em uma panela coloque o óleo e a manteiga, quando estiver derretida coloque os filés, já temperados com sal e pimenta à gosto. De cor a todos os lados da carne. Com ajuda de uma colher jogue a manteiga derretida por cima da carne enquanto cozinha. Quando sentir que o filé está no ponto (ao seu gosto) retire, reserve e deixe descansar.
DICA: Sempre deixe qualquer carne descansar por pelo menos 10 minutos antes de cortá-la. Durante esse tempo a carne irá absorver os sucos interiores e ficará mais saborosa e macia.

MOLHO
Em uma panela quente com óleo, leve os fragmentos dos filés, as cebolas picadas em pequenos pedaços, as cenouras e o salsão picados aleatoriamente. Quando as cebolas ficarem transparentes adicione o vinho tinto e deixe o caldo reduzir até 90%.
Agora coloque o bouquet garni e o caldo de carne, até levantar fervura. Retire do fogo e passe tudo por uma peneira. Reserve o molho.

COGUMELOS
Lave bem os cogumelos e seque-os. Em uma panela coloque o azeite, o alho picadinho e cozinhe-os até ficarem macios. Ao final adicione um pouco de salsinha picada e reserve.

BATATAS
Descasque e corte as batatas em cubinhos. Leve-as para cozinhar em água fria com sal. Deixe ferver gentilmente. Retire quando estiverem cozidas por dentro (possível colocar um garfo com facilidade) Seque-as e leve a uma panela com manteiga clarificada. Deixe dourar todos os lados, adicione sal e pimenta. Retire e reserve.

VAMOS SERVIR
Antes de servir a carne corte os barbantes. Coloque-a no centro do prato, ponha o molho por cima da carne e as batatas e os cogumelos ao redor do prato. Agora é só aproveitar!

15 julho 2011

ESPECIAL: Sopas

Sabia que o alho-porro foi cultivado pelos Egípcio e Hebreus. Os romanos acreditavam que o alho-porro tinha a propriedade de transmitir e manter a sonoridade da voz. O imperador Nero tomava sopa de alho-porro todos os dias para desenvolver uma voz clara e sonora para as orações que fazia.

SOPA DE BATATA COM ALHO PORRO E VEGETAIS
Serve 4 pessoas

125g cebola
125g alho-poró / alho-porro
50g manteiga
500g batatas
1 litro de caldo de galinha
Sal e pimenta à gosto
Decoração
50g cenoura
50g alho-poró / alho-porro
50g aipo
50g manteiga
Folhas de cerefólio

MODO DE FAZER
Corte a cebola, o alho-porro e as batatas em cubos do mesmo tamanho.

Na panela com manteiga sue as cebolas e o alho-porro. Adicione as batatas e o caldo de galinha, deixe ferver gentilmente até as batatas ficarem macias.

Passe tudo da panela pelo liquidificador e depois pela peneira. Acrescente sal e pimenta e leve novamente ao fogo até ferver.

Corte as cenouras, alho-porro (parte branca) e o aipo em julienne. Leve todos os vegetais a uma panela com manteiga até suar. Adicione sal e pimenta. Retire e seque-os em papel absorvente.

Sirva a sopa em prato fundo e ao centro coloque os vegetais que estavam secando e uma folinha de cerefólio apenas para finalizar.

14 julho 2011

Salada de Beterraba com Queijo de Cabra e molho de Uvas

Eu sempre gostei muito de queijo de cabra, mas no Brasil eu nunca comi muito. Talvez porque eu nunca tenha procurado, mas aqui em Londres eu sempre vou atrás desse queijo e tenho adoração pela consistência cremosa e o gosto maravilhoso dos queijos de cabra daqui!
Faz tempo que não dou uma receita de entrada, salada, etc..acho que inconscientemente sempre opto pelo prato principal, porque acho mais legal de fazer! Hehe
Enfim, a receita abaixo é de uma salada com alguns toques especiais!

SALADA DE BETERRABA COM QUEIJO DE CABRA E MOLHO DE UVAS
Serve 4 pessoas

200g Queijo de cabra
40g Iogurte natural
4 Uvas verdes
200g Beterraba
Alface (da sua preferência)
5g açúcar
10g manteiga
100ml água
Sal e pimenta, à gosto
Vinagrete
2,5g Semente de Papoula
5ml vinagre de vinho branco
15ml azeite de oliva
Sal grosso, à gosto

MODO DE FAZER
Corte o queijo em pedaços pequenos, coloque em uma travessa e adicione o iogurte. Misture tudo até que fique uma pasta. Reserve fora da geladeira.

Corte as beterrabas em pequenos cubinhos e leve a uma panela pequena com água, açúcar, sal e pimenta. Deixe a água evaporar, quando só restar a manteiga na panela e estiver fazendo barulho de fervendo mexa bem a panela para passar o glacê que se formou ao fundo por toda beterraba. Muito cuidado para não queimar. Retire do fogo e deixe descansando em papel absorvente.

Em outra panela bem quente coloque as sementes de Papoula para torrar. Retire do fogo, adicione o vinagre e o azeite.

Retire a casca das uvas e corte-as em pequeninhos cubinhos. Adicione-as ao vinagrete com as sementes.

Lave bem a alface, tempere-a da maneira que preferir.

Agora é só servir. Pode fazer uma cama com a alface e colocar a beterraba no meio. Com ajuda de duas colheres dar formato a mistura do queijo e decorar. Colocar o vinagrete em cima de tudo e no prato.

ESPECIAL: Sopas

Essa sopinha a receita vai especialmente pra minha amiga Fê que disse que ama esse prato!
Fezoca, vou querer comer uma feita por você!!!

SOPA FRANCESA DE CEBOLA – SOUPE à l’OIGNON GRATINÉE
Serve 4 pessoas

100g cebola roxa
400g cebola
50g manteiga
1 dente de alho
15g bacon defumado
10ml vinho branco
25g farinha (opcional)
1 litro de caldo de carne
1 bouquet garni
Sal e pimenta à gosto
½ baguete
200g queijo Gruyère

MODO DE FAZER
Em uma panela derreter a manteiga e suar as cebolas fatiadas em rodelas finas.

Colocar o bacon na panela com água até ferver para retirar o excesso de sal. Cortá-lo em cubinhos e adicioná-lo a panela com a cebola e manteiga. Aqui entraria a farinha se necessário.

Quando as cebolas estiverem completamente moles adicionar o vinho branco e deixar ferver.
Adicionar a farinha, o alho picado em pequenos pedaços e o caldo de carne (frio). Misturar tudo e deixar esquentar. Assim que atingir a temperatura adicionar o bouquet garni, sal e pimenta. Deixe cozinhar por 20-30 minutos.

Corte a baguete em fatias e leve ao forno 180oC em uma forma com papel manteiga até dourar.

Tire a sopa do fogo e coloque nos potinhos onde serão servidos, de preferência que possam ser levados ao forno. Por cima da sopa coloque as torradinhas a fim de cobrir o que podemos ver do liquido. Jogue o queijo Gruyère ralado em cima das torradas e leve os potinhos ao forno 180oC até gratinar o queijo.

Sirva imediatamente!

13 julho 2011

Costela de Porco com Sálvia

Outro dia eu fiquei passeando pela internet procurando alguns chefs conhecidos em SP, os restaurantes e principalmente o cardápio. Um deles me chamou muita atenção: É um corte de barriga de porco recheado com nozes, esse prato está no cardápio do restaurante VITO do Chef André Mifano. Ai eu fiquei pesquisando sobre o chef e li que ele adora fazer porco de várias maneiras.
Não me agüentei me deu uma vontade de fazer alguma coisa com porco e comecei a procurar umas receitas e achei uma que eu fiz no básico e ainda não tinha dado por aqui.

*imagem ilustrativa - não tinha foto minha desse prato
Costela de Porco com Sálvia
Serve 4 pessoas

4 costeletas de porco, com osso
6-8 folhas de sálvia
100ml de azeite de oliva
20-30g de manteiga

Molho
20g de manteiga
30g de cebolas
100ml vinho branco seco
400ml caldo de carne
30ml mel
30g mostarda Dijon
Suco de ½ limão
6-8 folhas de sálvia

Acompanhamento
500g batatas
100g manteiga
Leite
Sal e noz moscada, à gosto

MODO DE FAZER
Retirar gordura da carne e limpar os ossos raspando com a faca. Reserve ambos.

Coloque as costeletas em cima de filme plástico, passe azeite e pimenta por toda a carne e coloque uma folha de sálvia em cima de cada uma das costeletas. Feche com filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 30 minutos.

Coloque as batatas cortadas em pedaços grandes em uma panela com água e bastante sal. Deixe ferver até as batatas estarem bem macias a ponto para fazer purê.

Tire as batatas da água e passe por um amassador. Adicione a manteiga com as batatas ainda quentes. Coloque o leite, noz moscada, pimenta e sal à gosto e mexa bem. Passe essa mistura por uma peneira com ajuda de uma colher. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e reserve.

Em uma panela bem quente com um fio de azeite coloque as gorduras antes reservadas. Deixe soltar todo o óleo na panela. Retire os pedaços de gordura e limpe um pouco do excesso de óleo da panela. Adicione as cebolas picadas bem pequenas e os pedaços extras de carne retirados. Deixe as cebolas suarem. Adicione o vinho branco e reduza 80%, até ficar parecendo uma calda. Adicione o caldo de carne e o bouquet garni e deixe reduzir 60%. Adicione algumas folhas de sálvia bem picadas, mel, mostarda e suco de limão. Deixe reduzir a fim de eliminar a gordura em excesso. Ao final deve ficar parecendo uma calda.

Retire as costeletas do marinado e as folhas de sálvia de cima de cada uma delas. Leve-as a uma panela quente com um fio de azeite. Adicione sal a carne já na panela. De cor a ambos os lados da costeleta e leve ao forno a 180oC por 5 minutos. Retire do forno e deixe a carne descansar coberta com papel alumínio.

Sirva uma costeleta, com uma porção média de purê de batata, coloque o molho por cima da costeleta e algumas folinhas de sálvia por cima apenas para decorar. Óinc, óinc! ENJOY!



ESPECIAL: Sopas

A idéia de servir sopa dentro do pão não é nada original, na verdade originalmente na França “Soupe” era a fatia do pão em que o conteúdo cozido era despejado, isso desde era medieval.
A receita da sopa abaixo é o chamamos de Velouté, ou seja, é um caldo enriquecido com gemas, creme de leite e manteiga para dar a consistência e textura certa. 

SOPA DE FRANGO E CHAMPIGNON (VELOUTÉ AGNÈS SOREL)
Serve 4 pessoas

30g manteiga
30g farinha
1 litro de caldo de galinha
300g de champignon
3 gemas de ovos
100ml de creme de leite
25g de champignon
25g peito de frango

MODO DE FAZER
Ferver o caldo de galinha com o peito de frango dentro. Quando o frango estiver cozido, aproximadamente 70oC temperatura interna, retirar a panela do fogo e reservar.

Lavar os cogumelos, uma parte corta-los em julienne e outra parte em 4 pedaços.  
Nos cogumelos cortados em 4 pedaços colocar um pouco do caldo de frango da panela e deixa-los marinando. Os cogumelos cortados em julienne colocar dentro da panela do caldo de galinha e do frango.

Em uma panela derreter a manteiga e juntar com a farinha mexendo sempre até ferver e obter uma massa com cor levemente dourada. Retirar do fogo e reservar na geladeira.

Assim que essa massa estiver fria adicionar a panela do caldo de galinha e levar novamente ao fogo tudo mexendo bem até ferver. Passar tudo por uma peneira e voltar ao fogo.
Nesse momento adicionar os cogumelos que estavam marinando. Reduzir o fogo e deixar todo o caldo fervendo gentilmente por 30 minutos. Adicionar sal e pimenta à gosto. Durante o tempo de cozimento retirar com ajuda de uma escumadeira a espuma que se formar no topo.

Após meia hora retirar a panela do fogo. Tirar o peito de frango e os cogumelos da panela. Cortar o peito de frango em tiras finas e reservar. 

Em uma tigela bater as gemas e o creme de leite.

Adicionar a mistura quente que estava na panela a mistura das gemas e creme de leite enquanto mexe bem com o fouet durante todo o tempo.

No prato fundo colocar primeiro as tiras de frango e cogumelos, e por a sopa por toda a volta.

12 julho 2011

Torta de Maça com Creme de Canela

É muito comum aqui em Londres vermos torta de maça nos cardápios dos restaurantes. É uma sobremesa muito comum por aqui, principalmente porque a Inglaterra é um dos principais países produtores da fruta.
A macieira é a árvore de fruta mais cultivada no mundo inteiro. Originaria da Ásia menor seu cultivo foi expandido por toda Europa ainda nos tempos pré históricos. Hoje em dia é mais popular nos EUA, Inglaterra, Alemanha e França.
Por incrível que pareça existe mais de 15.000 tipos de maças, e suas variáveis são usadas de diversas formas em receitas há muito tempo.


TORTA DE MAÇA COM CREME DE CANELA
Serve 4 pessoas

1kg maças firmes (Granny Smith, Braeburn, etc..)
50g manteiga
80g açúcar
1g canela em pó
400g massa folhada
1 ovo (para massa folhada)

Creme
250ml leite
½ canela em pau
2 gemas de ovos
30g açúcar de confeiteiro

MODO DE FAZER
Em uma panela derreta a manteiga e o açúcar para fazer um caramelo.

Descasque e corte as maças em fatias finas e coloque-as a panela do caramelo.

Adicione a canela em pó em cima das maças já na panela.

Quando a maioria das maças estiver macia, retirar a panela do fogo e resfriar na geladeira.

Abra a massa folhada, corte-a em retângulos e passe com ajuda do pincel o ovo por toda massa e peneire com açúcar em cima.

Coloque as maças no meio da massa e feche com a outra metade. Com a mão marque o meio das maças. Corte o excesso de massa e dobre as bordas. Com ajuda de uma tesoura faça pequenos cortes em cima da maças, isso fará com que saia o vapor que soltar da água das maças e a massa não ficará mole ao final. Passe novamente o ovo por toda a massa e leve ao forno 180oC por 20 minutos.

CREME
Esquente o leite com a canela em pau.

Bata com fouet o açúcar e as gemas e aos poucos vá adicionando o leite sempre batendo com o fouet. Leve essa mistura ao banho Maria mexendo sempre por apenas alguns minutos para o creme engrossar. Assim que estiver consistente ao ponto de deixar uma linha na colher retire do fogo feche com filme plástico e leve a geladeira.

Quando servir corte um pedaço da torta e sirva com o creme gelado.


ESPECIAL: Sopas

Eu tinha esquecido completamente das aulas de sopas que eu tive no Básico, ai outro dia conversando com uma amiga ela me perguntou se eu sabia a fazer a tão famosa Sopa francesa de Cebola com torradinhas gratinadas em cim. Ai que eu me dei conta de várias receitas de sopas que eu tenho guardadas.
Vou dividi-las em alguns posts...



CREME DE COUVE FLOR (CRÈME DUBARRY)
Serve 4 pessoas

300g couve flor
150g cebola
150g alho-porro
50g manteiga
600ml leite
600ml água
Creme de leite, de acordo com a consistência
Leite, de acordo com a consistência
Sal e pimenta à gosto
50g couve flor
4 fatias de pão francês ou italiano
Pitada de sal
Folhinhas de cerefólio, apenas decorativa

MODO DE FAZER
Reserve algumas flores de couve-flor para decoração.

Tire os cabos da couve flor e reserve-os. Leve a couve-flor a panela com manteiga derretida. Adicione a cebola e alho-porro picados em pequenos pedaços, deixe suar fechado com tampa da panela.

Assim que ambos estiverem translúcidos, adicione a farinha e mexa bem. Adicione também o leite e um pouco de água e deixe ferver gentilmente até a couve flor cozinhar por completo.

Coloque uma segunda panela com água e sal para ferver. Coloque os cabos e as flores da couve flor na água já fervendo e deixe cozinhar.

Corte o pão em fatias e depois em quadradinhos. Leve os pães a uma panela com a manteiga clarificada e deixe-os até dourar. Adicione sal e pimenta à gosto. Retire do fogo e seque-os em papel absorvente.

Reserve as flores da couve-flor já cozidas. Passe toda a mistura da panela da couve-flor e os cabos já cozidos pelo liquidificador e depois pela peneira.

Adicione creme de leite aos poucos a essa mistura e volte ao fogo. Muito importante, não deixe esse creme ferver! A sopa deve ficar com uma consistência parecida com a do creme de leite. Assim que chegar a essa textura pode retirar do fogo para servir. Corrija sal e pimenta se necessário.

Em um prato fundo coloque as flores da couve-flor, a sopa por cima e espalhe os pedaços de pão fritos na manteiga por toda a volta. De o toque final com uma folinha de cerefólio.

11 julho 2011

Sopa de Abóbora

Aqui na Inglaterra é verão, mas ai no Brasil é inverno e nada melhor do que naqueles dias frios tomar uma sopinha pra se aquecer.
Eu adoro ir com as minhas amigas na padaria tomar aqueles rodízios de sopa, experimento vários sabores e um dos que eu comecei a amar por isso foi a Sopa de Abóbora.
Aprendemos a fazer na escola e ficou uma delícia!!!!


SOPA DE ABÓBORA
Serve 4 pessoas
200g cebola
50g manteiga
500g abóbora
1 litro de caldo de galinha
Sal e pimenta cayenne à gosto

Decoração
5g salsinha
100 ml creme de leite fresco


MODO DE FAZER
Retire a casca da abóbora e corte-a em pedaços médios.
Em uma panela coloque a manteiga e a cebola, deixe até suar. Adicione as abóboras, mais sal e pimenta. Deixe as abóboras amolecerem um pouco na panela.
Acrescente o caldo de galinha e deixe ferver gentilmente por uns 20 minutos.
Passe essa mistura por uma peneira, separando o liquido dos pedaços de abóbora. Leve ao liquidificador os pedaços de abóbora com um pouco do caldo. Vá adicionando o caldo ao liquidificador a medida que achar necessário. Cuidado para não deixar a sopa muito líquida, é mais para consistência de creme.
Volte esse creme para o fogo, corrija sal e pimenta e sirva num prato fundo.
Bata o creme de leite com fouet até ficar consistente. Coloque uma colherada do creme no meio do prato da sopa para decoração. Pique fininho as salsinhas e coloque por cima e uma pitadinha de pimenta cayenne (cuidado porque é bem ardida!)
Aproveite!!!

Para o Soufflé crescer...


...aqueça seu coração...

Vocês já assistiram o filme “Sabrina” da Audrey Hepburn? Na história ela vai a Paris fazer uma das escolas de culinária mais famosa do mundo, em momento algum se fala o nome da Le Cordon Bleu, mas é bem evidente. 

Durante a aula de Soufflés o chef inspeciona o soufflé dela e comenta que não cresceu o suficiente. Uma pessoa na classe diz: “Uma mulher feliz no amor queima o seu Soufflé, mas uma mulher infeliz no amor esquece-se de ligar o forno.” Got it? Para o soufflé crescer o coração deve estar quente!
O Soufflé nada mais é do que uma preparação quente servida direto do forno, com altura superior ao molde onde foi colocada a sua massa. É um prato, que se salgado pode ser servido como entrada, ou doce como sobremesa.
Outro dia estava assistindo um programa de culinária e o chef estava ensinando a fazer Soufflé, eu logo pensei “Vixe, isso tem tudo pra dar errado”! Pode perguntar para qualquer chef, de confeitaria ou de cozinha, o pior pesadelos deles é ter Soufflé no cardápio. Isso porque a massa do Soufflé tem curta duração e só pode ser assado no momento exato a ser servido, ou seja, não tem como deixar nada preparado e isso quebra toda a organização da cozinha. E o mais importante, se o Soufflé não crescer ou murchar vai tudo pro lixo e tem que começar novamente. Mas existem pequenas dicas pra que tudo saia certinho!
As receitas abaixo são dos dois suffles mais básicos, um salgado e um doce. A partir deles é possível fazer diversas variações, ai é só deixar sua criatividade tomar conta!

DOCE: SOUFFLÉ DE BAUNILHA
Serve 4 pessoas

40g açúcar
40g manteiga
250ml leite
1 fava de baunilha ou extrato
2 gemas de ovos
25g de açúcar refinado
15g farinha de trigo
15g farinha de milho
2 gemas de ovos
4 claras de ovos
30g de açúcar
40g de açúcar de confeiteiro

MODO DE FAZER
Primeira coisa a fazer é preparar as forminhas para servir os sufflés. Com ajuda de um pincel passe manteiga por toda a forma sem deixar nenhum pedaço faltando.

DICA: Para ter certeza que você não perdeu nenhum espaço, leve a forminha a geladeira por uns 15 minutos, assim que a manteiga endurecer você consegue reparar se ficou faltando algum espaço. Se sim, passe novamente a manteiga.

Após passar a manteiga, unte também com açúcar e leve a geladeira.

DICA: A manteiga e o açúcar criam uma barreira ao vapor e não deixa que a massa grude na forma, e isso faz com que o sufflé possa crescer de maneira igual em todos os lados.

Leve ao fogo uma panela com leite e a fava de baunilha, deixe apenas esquentar um pouco. Reserve.

Em uma tigela misture as duas gemas, açúcar refinado, farinha de trigo e farinha de milho. Bata tudo com fouet.

Aos poucos adicione metade do leite com baunilha, feitos anteriormente, enquanto mexe com o fouet. Volte toda essa mistura a panela com o restante do leite. Coloque em fogo médio e mexa o tempo inteiro com fouet, muito cuidado, pois não queremos que os ovos virem ovos mexidos.

Quando a mistura virar um creme um pouco mais grosso, possível de deixar uma linha na colher, retire do fogo e reserve cobrindo com filme plástico e leve a geladeira.

Assim que esse creme estiver gelado retire da geladeira, adicione as outras duas gemas e misture com o fouet. Reserve.

Em outra tigela faça um merengue. Bata as claras até formar uma espuma espessa e branca. Aos poucos adicione o açúcar. Bata até atingir ponto firme de merengue.

Agora adicione o merengue em 3 partes ao creme enquanto mistura delicadamente com uma colher, sempre debaixo para cima.

Coloque essa mistura até o topo nas formas que estavam na geladeira. Passe uma espátula por cima para deixar a mistura reta na forma. Agora um segredinho importante, com ajuda do seu dedão, passe-o por toda volta das formas retirando e limpando o excesso de creme. 

Leve as forminhas de volta a geladeira por uns 20 minutos.

Em uma assadeira coloque água quente, leve as forminhas em banho Maria ao forno pré aquecido a 200oC e deixe-os cozinhar por aproximadamente 25-30 minutos para uma forma grande e 12 minutos para formas pequenas.

Retire-os do forno, peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima e sirva imediatamente.



SALGADO: SOUFFLÉ DE QUEIJO
Serve 4 pessoas

40g manteiga
40g farinha
200ml leite
Sal, pimenta noz moscada à gosto
4 gemas de ovos
4 claras de ovos
80g queijo Gruyère ralado ou 50g parmesão ralado

MODO DE FAZER
Com ajuda de um pincel passe manteiga por toda a forma sem deixar nenhum pedaço faltando e unte com farinha.

Em uma panela derreta a manteiga e junte a farinha, mexa bem até formar uma massa. Aos pouco junte o leite gelado a massa no fogo, misture o tempo todo até ferver. Não deixe ficar marrom. 

Adicione o queijo ralado e deixe derreter rapidamente. Adicione sal, pimenta e noz moscada à gosto, retire do fogo. 

Adicione as gemas enquanto bate o tempo inteiro com o fouet. Reserve e leve a geladeira.

Bata as claras até ponto firme. Misture com a mistura que estava na geladeira delicadamente.

Coloque esse creme nas formas e leve ao forno pré aquecido a 200oC por 20-30 minutos. Não abra a porta do forno durante todo o tempo até que tenha crescido e o topo esteja dourado.

Retire do forno e sirva imediatamente.