14 janeiro 2011

Cortando tudo! Menos meu dedo!

As semanas aqui começam a se encaixar e eu começo a entrar numa rotina e conseguir fazer tudo que planejo. Como eu só estou fazendo o diploma de Cuisine, para o curso básico tenho um total de 30 aulas demonstrativas e 29 práticas e a última prática é a prova final.
Como já comentei antes, a escola ainda está num prédio muito antigo então tem pouco espaço para todas as turmas terem aulas ao mesmo tempo, por essa razão existe um revezamento. Cada semana temos um horário diferente de aulas.  Essa semana tive 3 aulas demo e 2 práticas, a próxima prática será na segunda...deu pra entender a bagunça?
A primeira aula prática foi para aprendermos os cortes de legumes e frutas, e treinar a mexer com a faca. Assistindo a aula demonstrativa tudo parece muito fácil, o Chef corta as cenouras em Julienne com uma rapidez, tudo no mesmo tamanho e grossura, que chega parecer fácil de fazer! AHAHAHA! É MEGA difícil!
Eu sou uma das mais inexperientes no meu grupo de aulas práticas, a grande maioria já trabalhou em cozinha, já fez cursos antes, etc.. Eu mal sabia pegar na faca do jeito certo, mas o bom da Cordon Bleu é que apesar dos Chefs serem bastante rígidos com tudo que fazemos, eles realmente nos ensinam tudo nos mínimos detalhes e esperam o melhor de nós! E eu, como boa leonina que sou, orgulhosa que só, não quero desapontar o chef e muito menos ser a pior da classe. Quero ouvir: “CONGRATULATIONS! PERFECT JULIENNE, CHEF!”
Durante 3 horas cortamos muitoooos legumes (eu não me cortei! Ponto pra mim!).

Tipos de cortes:
JULIENNE: Cortes dos vegetais com 4cm de comprimento, cortadas em finas fatias de 2mm e essas fatias cortadas em tiras 2mm.
Usado para: Sopas, molhos e decoração.
PAYSANNE: Existem pelo menos quatro métodos aceitáveis para o corte Paysanne. O formato do vegetal que deverá determinar qual método deverá ser usado. Pode ser cortado em formato quadrado, triangulo ou redondo.
Usado para: Sopas, salada de frutas e decoração.
BRUNOISE: Vegetais cortados em tamanho conveniente, em formato de bloco. Cortar o comprimento em fatias de 2mm, cortar as fatias em tiras de 2mm e depois cortar as tiras em quadrados de 2mm.
Usado para: Sopas, molhos e decoração.
JARDINIÈRE: Cortar os vegetais com 1,5cm de comprimento em formato de bloco. Cortar em fatias de 3mm e essas fatias cortadas em tiras 15mm.
Usado para: Mix de vegetais e frutas duras.
MACÉDOINE: Vegetais cortados em tamanho conveniente, em formato de bloco. Cortar o comprimento em fatias de 0,5cm, cortar as fatias em tiras de 0,5cm e depois cortar as tiras em quadrados de 6mm.
Usado para: Saladas, salada de frutas e mix de vegetais.
HACHER: Picar em pedaços bem pequenos e finos.
Usado para: Qualquer tipo de ervas, folhas.
ÉMINCER: Fatiar os legumes
Agora você deve estar se perguntando, pra que todos esses cortes, quanta frescura... HAHAHA, meu caro, os franceses podem ter fama, mas de frescos não tem nada. A razão de cortar tudo em tamanhos e grossuras iguais (SIM, usamos régua nesse começo pra treinar os tamanhos) é para que os vegetais cozinhem juntos por igual! Assim você não corre o risco de ter em uma panela alguns pedaços de cenoura crus e outros já cozidos.  
A fotinho ai embaixo é de alguns dos cortes feitos pelo chef na aula demo, eu esqueci de levar minha máquina pra aula prática e tirar a foto dos meus cortes, mas prometo que as próximas eu mostro as minhas criações!!

2 comentários:

  1. Ahahah!! Que nostalgia!!! Mto bem! Animo! Que saudades tenho da escola! :) Aproveita!!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha!! Agora me lembrei do filme Julie e Julia!! A Julia Child cortando um horror de legumes em casa.

    ResponderExcluir

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!