11 janeiro 2011

LE CORDON BLEU *LONDON*

CHEGUEI in LONDON!!!


Desculpem o abandono do blog que mal começou, mas é que o negócio aqui tava meio puxado, tendo que me acostumar a morar sozinha, cozinhar minha comida, lavar minhas roupas, andar de metrô pra cima e pra baixo, andar, andar, andar e andar mais um pouco... Hoje sei que tenho músculos, que nunca antes na vida, soube que existiam!

A Cordon Bleu começou semana passada, recebi meu kit das facas e meu uniforme. As facas são lindas, já o uniforme...posso dizer com certeza que foi algum homem que desenhou, porque deus que me livre, mas a calça vai até o meio da cintura e é um horror de feia! hahaha




A Le Cordon Bleu (fita azul, em francês) é uma rede internacional de escolas de culinária que ensinam cozinha francesa.

A origem do nome da escola vem da L'Ordre des Chevaliers du Saint Esprit, uma elite de cavaleiros franceses criada em 1578. Os melhores membros da ordem recebiam uma fita azul para que pudessem se destacar dos demais. Esse grupo ficou bastante conhecido por seus grandes banquetes luxuosos e requintados chamados "cordon bleu", nome que se tornou sinonimo de excelente comida.

Durante o século XIX o termo foi adotado por uma revista de culinária francesa a “La Cuisinière Cordon Bleu”, se tornou um guia para os melhores chefs franceses.

Em 1895 foi aberta a primeira escola Le Cordon Bleu em Paris, logo se tornou uma das melhores escolas de culinária do mundo. Hoje em dia há filiais espalhadas por todo mundo como Inglaterra, Austrália, Canadá, Japão, Estados Unidos entre outros.

A Cordon Bleu aqui de Londres foi aberta em 1933 e até hoje está no mesmo prédio (esse ai na foto!), mas eles estão reformando um prédio para mudar, mas isso só deve acontecer em 2012.


O que torna a Le Cordon Bleu tão especial  é que a escola não se preocupa apenas em ensinar receitas, mas também a história de cada prato e os detalhes de cada técnica. A extrema organização exigida pela cozinha francesa, suas técnicas e complexidade é o que a faz ser reconhecida em todo o mundo.

No total, 18.000 estudantes são matriculados em uma escola Cordon Bleu cada ano. Profissionais de todo o mundo, não só de gastronomia, mas também jornalistas que trabalham como críticos, pessoas que apenas querem aprender a cozinhar vem a escola.  Em menos de um ano, é possível obter o Le Grand Diplôme Le Cordon Bleu, com os três níveis de Cuisine e Patisserie.  

E claro que uma escola tão renomada é feita também de seus ex estudantes, alguns dos chefs mais famosos do mundo se formaram na Le Cordon Bleu, como:
  • Julia Child, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão.
  • Mario Batali, chef e apresentador italiano/americano.
  • Kiri Tannenbaum, escritor, editor e crítico de restaurantes.
  • Homaro Cantu, líder no campo da gastronomia molecular.
  • Nancy Silverton, chef e fundadora do La Brea Bakery, além de ganhadora do prêmio James Beard Foundation de melhor chefe do ano de Patisserie em 1990.
  • Ming Tsai, chef e ganhador do prêmio The James Beard Foundation de melhor restaurante em 1998.
  • Nathalie Dupre, chef e autora de diversos livros campões de vendas, além de ganhadora duas vezes do prêmio James Beard Foundation.
  • Flávia Quaresma, chef de cozinha brasileira. Proprietária do Carême Bistrô, no Rio de Janeiro, ela comanda o programa "Mesa para Dois", do canal pago GNT, ao lado do chef Alex Atala.
  • Morena Leite, chef e fundadora dos restaurantes Capim Santo em Trancoso e SP.
  • Ivo Galvão Filho, ganhador do prêmio Escoffier Challenge 2009, atualmente chef do The Loft em Londres.
E muitosssssss outros, eu espero ser mais uma a me destacar, né?! Torçam por mim!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!