28 julho 2011

Filé Mignon ao Molho de Vinho Tinto e Cogumelos

Em Londres carne vermelha custa caro, e eu morando sozinha e sem poder trabalhar por aqui tento economizar um pouco, né?! Então aproveito pra comer uns bifões quando fazemos na escola.
Só de saber que vai ter carne eu fico com água na boca o dia inteiro, sou carnívora sim! E juro que no final dessas aulas eu sempre pergunto se alguém não quer ficar com o prato pra eu poder levar mais pra casa! Hehe!
Então vamos a uma receita dessa delíciaaaaa!

Filé Mignon ao molho de Vinho Tinto, acompanha cogumelos selvagens e batatinhas
Serve 4 pessoas

4 Miolos do Filé Mignon 150g – 180g cada
15 ml Óleo vegetal
10 g Manteiga

Molho
50 ml Óleo Vegetal
200 g Fragmentos dos filés (ossos, gordura, pele)
50 g cebola
25 g cenoura
25 g salsão
300 ml vinho tinto
500 ml caldo de carne ou fundo escuro
1 bouquet garni
50 g manteiga (sem sal)

Cogumelos
400 g Cogumelos selvagens
10 g alho
100 ml azeite
Salsinha
Sal e pimenta à gosto

Batatinhas
400 g Batatas
100 g manteiga clarificada
Sal e pimenta à gosto

MODO DE FAZER
Limpe os miolos do filé mignon a fim de retirar qualquer excesso de gordura (guarde essa gordura, iremos usá-la). Amarre em volta de cada filé um barbante (um mais acima e outro abaixo) para que mantenham a forma durante o cozimento. Reserve-os.

Em uma panela coloque o óleo e a manteiga, quando estiver derretida coloque os filés, já temperados com sal e pimenta à gosto. De cor a todos os lados da carne. Com ajuda de uma colher jogue a manteiga derretida por cima da carne enquanto cozinha. Quando sentir que o filé está no ponto (ao seu gosto) retire, reserve e deixe descansar.
DICA: Sempre deixe qualquer carne descansar por pelo menos 10 minutos antes de cortá-la. Durante esse tempo a carne irá absorver os sucos interiores e ficará mais saborosa e macia.

MOLHO
Em uma panela quente com óleo, leve os fragmentos dos filés, as cebolas picadas em pequenos pedaços, as cenouras e o salsão picados aleatoriamente. Quando as cebolas ficarem transparentes adicione o vinho tinto e deixe o caldo reduzir até 90%.
Agora coloque o bouquet garni e o caldo de carne, até levantar fervura. Retire do fogo e passe tudo por uma peneira. Reserve o molho.

COGUMELOS
Lave bem os cogumelos e seque-os. Em uma panela coloque o azeite, o alho picadinho e cozinhe-os até ficarem macios. Ao final adicione um pouco de salsinha picada e reserve.

BATATAS
Descasque e corte as batatas em cubinhos. Leve-as para cozinhar em água fria com sal. Deixe ferver gentilmente. Retire quando estiverem cozidas por dentro (possível colocar um garfo com facilidade) Seque-as e leve a uma panela com manteiga clarificada. Deixe dourar todos os lados, adicione sal e pimenta. Retire e reserve.

VAMOS SERVIR
Antes de servir a carne corte os barbantes. Coloque-a no centro do prato, ponha o molho por cima da carne e as batatas e os cogumelos ao redor do prato. Agora é só aproveitar!

Um comentário:

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!