28 julho 2011

Mousse de Chocolate

Um dos meus desesperos quando estava prestes a virar morar em Londres era não encontrar Leite Condensado! Você está ai pensando, que menina doida...mas sério, como sobreviver um ano inteirinho sem nenhum brigadeiro??? Mas óbvio que eu encontrei, vende em qualquer supermercado e da até pra achar o leite moça da Nestlé nas lojinhas de produtos Brasileiros.
Só sei que no final das contas não uso o leite condensado para nenhuma sobremesa que faço aqui (a não ser o brigadeiro!). Não faz parte da cultura inglesa/francesa/européia, comer coisas tãããão doce como nós. Com isso aprendi outros sabores mais suaves para sobremesas tão comuns nossas que ÓBVIAMENTE levariam o Leite Condensado.
É o caso do mousse de Chocolate. Tradicionalmente uma sobremesa francesa, La mousse (espuma) feita de ovos e outro ingrediente que de sabor, como chocolate, que após refrigerada mantêm se leve e aerada. 

MOUSSE DE CHOCOLATE
Serve 4 pessoas
180g de açúcar refinado
125g de claras de ovos
250g de chocolate meio amargo (barra)
300ml de Creme de leite fresco
MODO DE FAZER
Na batedeira adicione as claras e bata até que fique espumosa.
Em uma panela leve o açúcar com o suficiente de água para dissolve-lo e deixe derreter. Se tiver um termômetro o açúcar deve chegar a 121oC.
Agora adicione o açúcar derretido, aos poucos, as claras em neve e deixe bater até esfriar. Reserve este merengue.
Bata o creme de leite fresco até ficar em ponto mole. Adicione parte do merengue a esse creme e misture tudo. Adicione o restante do merengue e misture até homogeneizar a massa.
Derreta o chocolate em banho Maria. Adicione-o a mistura anterior e vá mexendo com suavidade debaixo para cima.
Sirva em potinhos individuais e leve a geladeira para gelar.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!