08 agosto 2011

Fondue de Queijo

Acho que esqueci de contar, mas estou em São Paulo para umas férias aproveitando pra matar as saudades de todo mundo daqui e voltar para Londres com as baterias carregadas! Enfim, isso pra falar que esse final de semana fez um frio absurdo por aqui, me senti em pleno inverno Europeu, mas como tudo tem seu lado positivo foi uma ótima desculpa para fazer um fondue bem engordativo!
O Fondue é um prato Suiço surgiu durante tempos de batalhas no país. Em épocas de guerra a comida é escassa para todos, porém eles tinham queijos e pão para comer, aliado ao inverno rigoroso do país a idéia foi começar a fundir (fondue em Frances significa fundir) para render a quantidade de queijo  e dividir entre todos, molhando pedacinhos de pão nesse creme.

A receita é muito simples, de acordo com a Larousse Gastronomique existem diversas receitas que podem ser consideradas como autenticas, inclusive algumas delas levam ovo. A que eu vou dar aqui é a mais tradicional, mas nem por isso deixa de ser simplesmente DELICISOSA!
Então aproveita e você NUNCA mais vai querer comprar aqueles fondues prontos (ECA!)


Fondue de Queijo
Serve 4 pessoas

2 dentes de alho
200 g de queijo gruyère ou emmenthal
500 g de queijo raclete ou estepe
400 ml de vinho branco seco
50 ml de kirsch (aguadente de amora)
5 g maisena
1 pitada noz-moscada ralada
pimenta-do-reino moída a gosto
Pão italiano em cubos médios

Na panelinha especial para fondue esfregue bem um dos dentes de alho cortado ao meio no fundo e nas laterais da panela. Coloque os queijos, já ralados, na panela e adicione o vinho branco. Mexa tudo até os queijos derreterem bem, evite ferve-los.

Dissolva a maisena em um copinho com o kirsch e adicione a mistura dos queijos e volte ao fogo até engrossar o creme.

Tempere ao final com uma pitada de noz moscada e pimenta à gosto.

Corte o pão italiano em cubos de 1,5cm e sirva a parte.

Quando servir o fondue mantenha em fogo baixo e evite fervura. Bon Appétit!

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!