09 agosto 2011

O Ritual do Chá!

Não sei vocês, mas quando se fala em chá logo me vem à mente a tradição inglesa do chá das cinco, mas na verdade o cultivo da planta do chá (camellia sinensis) originou-se na China por volta do ano 3000 a.c. e só chegou a Europa no século 17 e mais ainda, chegou a Inglaterra só no ano 1644 trazida pela princesa Catherine de Bragança, uma portuguesa casada com o Rei Charles II da Inglaterra.

No início o chá era visto apenas como uma bebida medicinal, porém a aristocracia da época começou a realizar pequenos eventos em volta dessa bebida, o que a tornou objeto de desejo das classes inferiores e ajudou a popularizar o drink.


Hoje em dia o chá é a bebida mais consumida universalmente. Em cada lugar do mundo se consome de um jeito e diferentes folhas ou ervas são utilizadas para fazer a infusão, mas já que aqui o Táxi é Inglês, na terra da Rainha o chá é normalmente consumido com um pouco de leite (sempre frio) e algumas vezes com adição de açúcar, é bebido ao longo do dia. Porém o conhecido chá da tarde inglês, normalmente começa às 15hrs e vai até às 17hrs.

Diz à lenda que o ritual do chá foi criado pela duquesa de Bedford, Anna Russell no século 19. Como o jantar era servido tarde, só por volta das 21hrs ela sentia fome entre o almoço e a última refeição, então adotou o hábito de servir chá com sanduiches e bolos por volta das cinco da tarde e chamar amigos para desfrutar todas as delicias junto.


A tradição já não é mais tão levada à risca hoje em dia, porém é possível encontrar elegantes chás da tarde sendo servidos nos principais hotéis de Londres, com todo o requinte aristocrático dos séculos passados. Entre eles estão os hoteis Claridges, The Dorchester, Ritz e o Savoy, além da Harrods e Fortnum and Mason.

The Dorchester
A receita abaixo é de um bolo muito típico servido durante esses encontros e preparado também com chá!

Bolo de Nozes
Serve de 6 a 8 porções

100 g manteiga
100 g açúcar mascavo
2 ovos
12 g xarope de melaço
100 g farinha de trigo
5 g fermento em pó
1 g especiarias (canela em pó, anis e gengibre)
100 ml chá preto
Suco de uma laranja e suas raspas
150g nozes
150 g uvas passas
20 ml Rum

Cobertura
150 g cream cheese
70 g açúcar demerara
Suco ½ limão

MODO DE FAZER
Coloque as uvas passas no Rum e deixe as sugando o líquido até o momento de usá-las.
Em uma batedeira leve o açúcar mascavo e a manteiga. Peneire a farinha de trigo, o fermento em pó e as especiarias e leve aos poucos a batedeira.
Bata levemente os ovos antes de adicioná-los a mistura da batedeira.
Adicione também o xarope de melaço, as nozes picadas em pequenos pedaços e as uvas passas.
Acrescente o chá preto (frio), além do suco de laranja e algumas raspas da casca.
Deixe tudo bater até ficar uma massa homogênea.
Unte uma forma com manteiga e açúcar, despeje a massa na forma e leve ao forno pré- aquecido a 180o C por cerca de 50 minutos.
COBERTURA
Na batedeira misture bem os ingredientes da cobertura e espalhe por cima do bolo frio. Decore com alguns pedaços inteiros de nozes por cima e sirva!
Agora é só convidar os amigos pra um chá das 17hr tipicamente inglês!
*imagem meramente ilustrativa

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!