23 agosto 2011

Croque Monsieur e ou Madame

O tradicional sanduiche francês, Croque Monsier, na verdade é uma adaptação de um sanduíche inglês conhecido como Rarebit ou Welsh Rarebit, a grande diferença é que o Croque-Monsier leva presunto.



De acordo com a Larousse Gastronomique dizem que o primeiro Croque-Monsier apareceu em 1910 no menu de um café ingles chamado Le Trou dans le Mur, que ficava no Boulevard des Capucines em Paris. Porém a primeira referência escrita sobre o prato foi feita em 1918 no trabalho “À la recherche du temps perdu”      (Em busca do tempo perdido) do novelista Marcel Proust.

O prato basicamente consiste em nosso famoso misto quente, porém com adição de molho branco e feito com queijos mais nobres. Em francês: croque quer dizer “crocrante”, Monsieur: "senhor" e Madame: Senhora. É super fácil, rápido e uma delícia!!!

Meu favorito em São Paulo é do Paris 6. Sempre que vou lá peço o Croque-Madame. E acho que eu descobri o segredo da minha paixão, o pão usado é o brioche feito por eles...ai não tem como resistir mesmo.

Croque Monsieur

Croque Monsieur/Madame
4 porções

2 colheres de sopa de manteiga sem sal
8 fatias de pão tipo Brioche
8 fatias finas de presunto cozido
500 g de queijo Emmenthal ralado
2 colheres de sopa de azeite
4 ovos

Molho Branco
50 g farinha
50 g manteiga
500 ml leite
Sal e noz moscada à gosto

MODO DE FAZER

Molho Branco
Derreta a manteiga e a farinha em uma panela em fogo baixo. Com o fouet mexa bem até que vire uma massa, deixe ferver. Adicione o leite e mexa bem com o fouet até ficar cremoso. Coloque o sal à gosto e uma pitada de noz moscada. Reserve.
Passe manteiga em um lado do pão disponha as fatias de presunto e parte do queijo sobre o pão na parte não amanteigada. Cubra com a outra fatia, com o lado amanteigado para cima, fazendo um sanduiche.
Aqueça uma frigideira de fundo grosso levemente untada em fogo médio. Disponha cuidadosamente os sanduiches e grelhe por 5 minutos de cada lado, até o pão ficar dourado e o queijo derreter. Reserve e mantenha quentes.
Em uma travessa coloque um pouco do molho branco e os sanduiches grelhados por cima. Coloque o restante do molho branco por cima do sanduiche e a outra parte do queijo emmenthal ralado por cima. Leve ao forno apenas para gratinar e está pronto. Este é o Croque Monsier.
Para o Croque Madame aqueça o azeite em uma frigideira, quebre cada ovo separadamente e frite a ponto de sua preferência. Coloque um ovo frito sobre cada sanduiche e sirva imediatamente.
DICA: Pode-se usar outro queijo macio que derreta, como o emmental ou gruyère e outros tipos de pão se preferir.
Fica uma delícia se acompanhado de salada verde e pra engordar mais um pouquinho batatinhas-fritas.
Croque Madame

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!