10 agosto 2011

Grelhado de Robalo estilo Niçoise

Eu estava olhando meu folder da Cordon Bleu e pensando que receita legal poderia colocar aqui no blog, passei por essa descrita abaixo e me deu água na boca instantaneamente, então achei que essa era a receita certa!



Grelhado de Robalo estilo Niçoise
Serve 4 pessoas

8 filés de Robalo
1 Maço de Cebolinha

Ratatouille
20 ml azeite
2 dentes de alho picado
100 g cebola picada
30 gr Pasta de tomate concentrado
1 erva doce
2 pimentões vermelhos
2 pimentões verdes
2 abobrinhas
2 berinjelas
8 tomates
1 Trouxinha de ervas (bouquet garni)
40 g alcaparra
Folhas de Manjericão

Tapenade
100 g azeitonas pretas
25 g alcaparras
25 g filés de anchovas (opcional)
100 ml azeite

Azeite de Manjericão
Folhas de manjericão
Óleo vegetal

MODO DE PREPARO

Ratatouille
Em uma panela com azeite colocar o pimentão verde e vermelho picados em pequenos cubinhos (brunoise).  Deixe-os amolecer. Adicione a erva doce, cebola, abobrinha, berinjela e o tomate todos também cortados em brunoise. Coloque na panela o alho picado, o bouquet garni e a pasta de tomate. Deixe os cozinhar até que os vegetais estejam macios. Agora adicione as alcaparras e algumas folhas de manjericão picadas. Reserve.
Tapenade
Tire os caroços das azeitonas, em um triturador junte às azeitonas, as alcaparras, as anchovas (opcional!!) e o azeite. Bata tudo até ficar uma pasta. Reserve.
Tempere os filés de salmonete com sal e pimenta. Pegue um dos filés e espalhe um pouco de Tapenade pelo peixe, agora coloque outro filé em cima deste. Leve a uma panela com um pouco de azeite para grelhá-lo. De leve cor dourada a ambos os lados dos filés, reserve. Repita o procedimento com todos os filés.
Em uma panela com água fervendo leve as cebolinhas por alguns segundos, até ficar mole e reserve. Em um papel alumínio monte as cebolinhas em forma de xadrez, agora coloque os filés por cima e feche o papel. Leve ao forno por 15 minutos ou até o peixe ficar cozido.
Azeite de Manjericão
Leve ao fogo baixo uma panela com óleo vegetal e algumas folhas de manjericão, deixe apenas ferver gentilmente por aproximadamente 30 minutos. Guarde-o que agora você tem um azeite com sabor manjericão.
Agora é só servir da maneira que achar melhor. Cuidado ao retirar os filés do papel alumínio.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!