23 agosto 2011

Steak Tartar

Pode parecer estranho comer carne vermelha crua, eu mesma quando olho o filé mignon inteiro sem estar preparado acho muito esquisito querer comer a carne daquele jeito, mas depois de temperada e montada no prato acho completamente irresistível!
Procurei um monte sobre a história desse prato, na internet, nos meus livros de gastronomia, na Larousse Gastronomique, com meus amigos chefs, mas as teorias que apareceram foram muito confusas e nenhuma com uma explicação muito certa. Então tudo que eu prefiro falar sobre esse prato é que o famoso Steak Tartar, ou Steak Tartare, ou Steak à l'Americaine  é uma receita feita de carne crua moída ou picada em tiras finas, temperada com cebola, pimenta, mostarda, molho inglês, alcaparras e normalmente leva uma gema CRUA de ovo.
Na verdade não existe uma receita padrão a ser seguida, cada um pode adaptar ao seu gosto com os temperos que preferir. Eu aqui no caso retirei a gema CRUA da receita.
DICAS: A ingestão de carne crua corre-se o risco de contaminação por bactérias ou parasitas, por isso a carne usada para esse prato deve ser FRESCA a fim de reduzir os riscos de contaminação da mesma e comprada de lugares de sua completa confiança. Sirva sempre bem gelada, não deixe a carne ficar a temperatura ambiente.
Se optar por consumir esse prato com a gema crua, saiba que existe a possibilidade de contaminação por Salmonella. O consumo de gemas cruas não é indicado para idosos e crianças.


STEAK TARTAR
Serve 4 pessoas

600 g filé mignon, 150 g por porção
1 pitada pimenta caiena
40 g Cebola
10 g mostarda tipo Dijon
20 g Alcaparras
20 g Salsinha
20 g Cebolinha
20 ml Molho Inglês
Suco de 1 limão
Gotas de Pimenta Tabasco
Sal e Pimenta do Reino à gosto
2 Baguetes
Azeite de oliva

Opcional:
40 g picles (pepino em conserva)
100 g maionese

MODO DE FAZER
Fatie as baguetes e pincele com um pouco de azeite, leve os em uma assadeira ao forno alto até dourar por cerca de 10 minutos.
O filé mignon deve ser uma peça sem nenhum nervo ou gordura e que não tenha sido congelada. Moer todo o filé ou se preferir corte em finas fatias contra o sentido das fibras e depois em pequenos cubinhos. Junte todos os pedaços e pique tudo finamente. Reserve a carne na geladeira.
Pique a cebola, a salsinha e a cebolinha em pedacinhos bem pequenos. Reserve cada um em um recipiente individual assim como os outros ingredientes.
Retire a carne da geladeira e coloque em uma tigela, e esta sobre outra maior cheia de gelo. Deve-se manter a carne sempre em temperatura baixa enquanto adiciona os temperos.
Tempere primeiramente a carne com sal, pimenta do reino e pimenta caiena. Vá adicionando os temperos aos poucos enquanto mexe tudo rapidamente com uma colher. Vá experimentando e moldando o tempero ao seu gosto. Pode colocar mais de um, menos de outro... Quando chegar ao seu gosto está pronta para servir.
Coma acompanhado das torradinhas. E para incrementar um pouco mais, fica ótimo se for servido junto com batatas fritas e salada!


*imagem meramente ilustrativa


0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!