12 julho 2011

ESPECIAL: Sopas

Eu tinha esquecido completamente das aulas de sopas que eu tive no Básico, ai outro dia conversando com uma amiga ela me perguntou se eu sabia a fazer a tão famosa Sopa francesa de Cebola com torradinhas gratinadas em cim. Ai que eu me dei conta de várias receitas de sopas que eu tenho guardadas.
Vou dividi-las em alguns posts...



CREME DE COUVE FLOR (CRÈME DUBARRY)
Serve 4 pessoas

300g couve flor
150g cebola
150g alho-porro
50g manteiga
600ml leite
600ml água
Creme de leite, de acordo com a consistência
Leite, de acordo com a consistência
Sal e pimenta à gosto
50g couve flor
4 fatias de pão francês ou italiano
Pitada de sal
Folhinhas de cerefólio, apenas decorativa

MODO DE FAZER
Reserve algumas flores de couve-flor para decoração.

Tire os cabos da couve flor e reserve-os. Leve a couve-flor a panela com manteiga derretida. Adicione a cebola e alho-porro picados em pequenos pedaços, deixe suar fechado com tampa da panela.

Assim que ambos estiverem translúcidos, adicione a farinha e mexa bem. Adicione também o leite e um pouco de água e deixe ferver gentilmente até a couve flor cozinhar por completo.

Coloque uma segunda panela com água e sal para ferver. Coloque os cabos e as flores da couve flor na água já fervendo e deixe cozinhar.

Corte o pão em fatias e depois em quadradinhos. Leve os pães a uma panela com a manteiga clarificada e deixe-os até dourar. Adicione sal e pimenta à gosto. Retire do fogo e seque-os em papel absorvente.

Reserve as flores da couve-flor já cozidas. Passe toda a mistura da panela da couve-flor e os cabos já cozidos pelo liquidificador e depois pela peneira.

Adicione creme de leite aos poucos a essa mistura e volte ao fogo. Muito importante, não deixe esse creme ferver! A sopa deve ficar com uma consistência parecida com a do creme de leite. Assim que chegar a essa textura pode retirar do fogo para servir. Corrija sal e pimenta se necessário.

Em um prato fundo coloque as flores da couve-flor, a sopa por cima e espalhe os pedaços de pão fritos na manteiga por toda a volta. De o toque final com uma folinha de cerefólio.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!