12 julho 2011

Torta de Maça com Creme de Canela

É muito comum aqui em Londres vermos torta de maça nos cardápios dos restaurantes. É uma sobremesa muito comum por aqui, principalmente porque a Inglaterra é um dos principais países produtores da fruta.
A macieira é a árvore de fruta mais cultivada no mundo inteiro. Originaria da Ásia menor seu cultivo foi expandido por toda Europa ainda nos tempos pré históricos. Hoje em dia é mais popular nos EUA, Inglaterra, Alemanha e França.
Por incrível que pareça existe mais de 15.000 tipos de maças, e suas variáveis são usadas de diversas formas em receitas há muito tempo.


TORTA DE MAÇA COM CREME DE CANELA
Serve 4 pessoas

1kg maças firmes (Granny Smith, Braeburn, etc..)
50g manteiga
80g açúcar
1g canela em pó
400g massa folhada
1 ovo (para massa folhada)

Creme
250ml leite
½ canela em pau
2 gemas de ovos
30g açúcar de confeiteiro

MODO DE FAZER
Em uma panela derreta a manteiga e o açúcar para fazer um caramelo.

Descasque e corte as maças em fatias finas e coloque-as a panela do caramelo.

Adicione a canela em pó em cima das maças já na panela.

Quando a maioria das maças estiver macia, retirar a panela do fogo e resfriar na geladeira.

Abra a massa folhada, corte-a em retângulos e passe com ajuda do pincel o ovo por toda massa e peneire com açúcar em cima.

Coloque as maças no meio da massa e feche com a outra metade. Com a mão marque o meio das maças. Corte o excesso de massa e dobre as bordas. Com ajuda de uma tesoura faça pequenos cortes em cima da maças, isso fará com que saia o vapor que soltar da água das maças e a massa não ficará mole ao final. Passe novamente o ovo por toda a massa e leve ao forno 180oC por 20 minutos.

CREME
Esquente o leite com a canela em pau.

Bata com fouet o açúcar e as gemas e aos poucos vá adicionando o leite sempre batendo com o fouet. Leve essa mistura ao banho Maria mexendo sempre por apenas alguns minutos para o creme engrossar. Assim que estiver consistente ao ponto de deixar uma linha na colher retire do fogo feche com filme plástico e leve a geladeira.

Quando servir corte um pedaço da torta e sirva com o creme gelado.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!