10 maio 2012

Vinheria Percussi


Eu nunca dou dicas de restaurantes por aqui, mas é que me sinto um pouco desconfortável.

Leio alguns blogs que fazem críticas e elogios aos lugares que freqüentam, e estão no seu direito, mas tem gente que mal entende de comer, quanto mais de cozinhar e fica palpitando sem ter nenhuma base. Só quem trabalhou em cozinha de restaurante sabe o que é essa rotina e a loucura do que é possível ou não ser feito.  Não dou crédito pra gente que nunca estudou sobre o assunto e fica opinando como se fosse o maior entendido baseando-se apenas no seu gosto pessoal. Acho que tem que ter muitoooooooooo estudo, muito trabalho, muita experiência pra poder propriamente criticar um restaurante e sua comida.

Queria deixar claro que SE e QUANDO eu postar sobre algum restaurante será como dica positiva, para falar bem dos lugares e mostrar foto. Será exclusivamente baseado em MEU GOSTO PESSOAL.

UFA, quanta explicação, vamos ao que interessa.

Em Março comemorei 6 meses de namoro e fomos almoçar (o namo é chef, trabalha a noite) no Vinheira Percussi  que é super tradicional em SP.



Aberto desde 1985, fundado por Luciano e Maria Grazia Percussi, italianos da Ligúria, funcionava na Rua Joaquim Antunes, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Possuía apenas vinte lugares e ainda recorria-se ao serviço de balcão. Como o nome já diz, o principal produto era o Vinho.

Hoje em dia, além do vinho a comida também é o principal! Atualmente o restaurante é comandado pelo casal de filhos da dupla fundadora: Silvia comanda a cozinha enquanto Lamberto cuida da administração e é o Sommelier da casa.

Eu e namo somos fanáticos assumidos pela gastronomia italiana, temos o pé naquela bota e adoramos experimentar lugares diferentes. Na nossa visita quando entrei fiquei muito feliz, ambiente agradável, bem decorado e super confortável.

O garçom logo nos trouxe os cardápios, e pra nossa surpresa eram iPads!!! CHOQUEI!!! Coisa linda ver todo o menu da casa nesse formato. As fotos dos pratos ficaram maravilhosas e da ainda mais vontade de comer TUDOOOOOO do cardápio.

Optamos pelo menu executivo, o maître sugeriu que fosse servido estilo menu degustação, porções menores, mas experimentaríamos todas as opções do menu executivo. Melhor escolha EVER!!!!

A entrada foi uma saladinha de mix de folhas, com dois cogumelos gratinados, redução de vinho e acompanhava dois pasteis de queijo assados com um molho apimentado. Adorei tudo.



O primeiro principal foi uma massa branca (eu não sei o nome do formato, parece muito com Conchigliette - mini concha) com molho bechamel e abobrinha. Estava maravilhosa de boa! Achei a massa super leve, molho suave, tudo perfeição!



O segundo principal foi um à milanesa de carne acompanhado de um mix de folhas, regado com molho de azeite e limão. Achei que estava super com sabor de comidinha caseira e para o almoço foi uma pedida ótima!



A sobremesa foi uma compota de frutas assadas com canela e acompanhava uma bola de sorvete de creme. Mesmo eu que não sou lá muito fã de frutas, amei!!!


Amei o almoço e voltarei sempre!!!

Vinheria Percussi
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 523
Informações e reservas: (11) 3088 4920
Obs: Não abre as segundas e também aos domingos apenas no jantar. 


Um comentário:

  1. Oi, Fabíola!

    Ficamos muito felizes por saber que você gostou do almoço e que é cliente assídua :-)

    A massa que você provou é o Orechiette, neste caso ele veio com molho de açafrão e abobrinhas, regado por azeite. O prato é uma das estrelas do nosso menu dI Vino all'Olio di Oliva, que é servido até domingo, dia 27/5.

    Você teve uma espécie de "pré-estreia", um gostinho desse menu que é muito especial" Venha experiementá-lo. Temos certeza que você vai gostar!

    bacci e abracci

    Pippo e Silvia Percussi
    www.percussi.com.br
    facebook.com/vinheriapercussi
    @percussi

    ResponderExcluir

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!