31 maio 2012

Brigadeiro


Só de pensar nessa segunda sobremesa do meu TOP 3 fico com água na boca, pensando qual será a desculpa que vou escolher dessa vez pra poder fazer um panelão. Já deu pra descobrir??? É o inigualável e brasileiríssimo BRIGADEIRO, ou Negrinho como é conhecido no Sul do país.

Lembra no post (AQUI) que eu falei sobre meu vício e amor pelo tal docinho?! Pois é, o brigadeiro é coisa nossa, é verde e amarelo com muito orgulho e muito amor !




Em Londres eu levei uma bandejinha para um jantar com amigos e depois disso todos os jantares eu tinha que levá-los, os gringos piravam! Ensinei ano passado uma amiga mexicana a fazer o brigadeiro e pra minha surpresa esse ano ela fez para o aniversário dela no México e me mandou uma foto! Fofa, né?!

Agora você pode estar ai pensando, DUH, quem não sabe fazer brigadeiro??? Realmente, é a coisa mais fácil do mundo, mas como tudo na cozinha ele também tem seus macetes para deixá-lo cremoso, sem pedaços de açúcar cristalizado no meio, no ponto certo, ou seja, uma delícia como deve ser.



BRIGADEIRO DE COLHER

1 lata de Leite Condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó (não achocolatado!) ou chocolate em barra ralado
1 colher de sopa de manteiga extra sem sal (NÃO vale margarina!)

MODO DE FAZER
Junte todos os ingredientes em uma panela misture os bem e leve ao fogo baixo.

Mexa durante o tempo inteiro (isso não deixará que o açúcar cristalize e fique aquele caramelinho puxa puxa) quando sentir que a massa está mais consistente e começar a soltar do fundo da panela pode retirar do fogo.

Espere esfriar um pouco e está prontinho pra comer! Leve a panela pra frente da TV com uma colher, ou coloque em pequenos potinhos para servir.




PARA ENROLAR

DICA: Para dar o ponto para enrolar o brigadeiro, deixe-o no fogo baixo e continue mexendo o tempo inteiro, o tempo no relógio é de 10 minutos no fogo desde o início. Quando toda a massa soltar com facilidade do fundo da panela você chegou no ponto.

 Como teste eu fico tombando a panela fora do fogo pra ver se solta o brigadeiro e assim saber se chegou ao ponto.

Depois é esperar esfriar um pouco, untar bem a mão com manteiga, enrolar em bolinhas do tamanho que quiser e passar pelo confeito de sua escolha.

Olha acho que eu escolhi a pauta errada pra decidir fazer justamente agora que eu to fazendo dieta, mas né?! Ô delícia de doce, viu...


IMPORTANTE: Para que o BRIGADEIRO realmente fique gostoso nada de colocar farinha pra fazer a massa render, nem margarina para baratear, nem achocolatado, porque é cheio de açúcar!!!! 



0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!