05 junho 2012

Parques de Londres - Parte 1


É quase verão no hemisfério norte e em Londres é só sair um solzinho que todo mundo se manda para os parques pra fazer piquenique, andar de bicicleta ou mesmo só ficar deitado curtindo um calorzinho, que é raro.

Os Parques Reais de Londres são áreas que no passado eram propriedade dos monarcas do Reino Unido. Originalmente serviam para a recreação da família real, e seu acesso era proibido. Com a urbanização da cidade, aos poucos a entrada aos parques foi liberada ao público em geral. No total, há oito áreas oficialmente reconhecidas como parques reais.

Quem já visitou a cidade provavelmente ouviu falar dos dois principais parques, o Hyde Park e o Regent’s Park, porém Londres tem muitos outros parques tão lindo quanto esses.

Hyde Park
é o parque mais famoso de Londres, aberto todos os dias das 5h da manhã até a meia-noite e possui uma área de 111 hectares. Ao longo de todo o parque é possível encontrar diversos pontos onde os visitantes podem alugar espreguiçadeiras para relaxar e aproveitar o sol. Além de espaços apropriados para a prática de esportes, como quadras de tênis, passeios a cavalo, aluguel de bicicletas, patinação, skate, corrida, caminhadas, etc...



Dentro do Hyde Park existem diferentes áreas, uma delas é o lago Serpentine, onde pode-se alugar pedalinhos ou pequenos barcos para passear ao redor do lago. Do outro lado do Serpentine, a oeste, tem a área conhecida como Kensington Gardens, onde tem a mansão que foi residência do casal Príncipe Charles e Princesa Diana durante o tempo em que foram casados. Ainda andando por entre as áreas do parque vemos o Memorial da Princesa Diana, aberto em 2004. Os visitantes podem mergulhar os pés no chafariz e sentar-se na borda, mas não é permitido andar ao longo da fonte. Entre outros tributos também tem o Memorial do Holocausto e das vítimas do ataque terrorista em Londres do dia 07 de Julho de 2005.



Uma passeio divertido é aos domingos perto da estação de Marble Arch, a divertida Speaker’s Corner, local onde qualquer um pode subir num caixote e discursar publicamente sobre o que quiser.



O parque também já serviu de palco para apresentações históricas, como a dos Rolling Stones, em 1969, com público estimado entre 250 e 500 mil pessoas, e Queen, em 1976, com a presença de 150 mil pessoas. Todos os verões são realizados grandes festivais de música no parque, atraindo grande número de espectadores e as atrações musicais mais famosas do planeta. Ao sul do parque fica o Royal Albert Hall onde se realizam diversos concertos ao longo do ano.

 St. James Park
 ao lado do Hyde Park e em frente ao Palácio de Buckingham, é um dos mais bem cuidados parques da cidade, com seu lago artificial, cisnes, gansos e jardins dotados das mais belas flores de Londres.



Green Park
Anexo ao St. James Park, ele é bastante freqüentado por ficar em uma região central de Londres, em Piccadilly.   Famoso particularmente pela grande quantidade de pessoas tomando sol ou fazendo picnics. É também bem popular entre os Londrinos que utilizam de suas calçadas arborizadas em suas caminhadas até o trabalho.  



Regents Park
 Localizado na região central de Londres, perto dos metros Baker Street, Regents Park ou Camden Town possui 166 hectares de área verde. Dentro do parque está situado o London Zoo, um teatro a céu aberto, o Queens Mary’s Rose Garden, um jardim de rosas, e um grande lago, onde aos domingos é possível passear de barco.

O criador do Marble Arch, Trafalgar Square e por parte do desenho do Buckingham Palace, Sir John Nash, foi também o responsável pelo remodelamento do parque no início do século 19.


Hampstead
Mais afastado do centro situa-se numa das áreas mais nobres de Londres, e você pode tomar banho num de seus lagos. Nesse parque, existem áreas reservadas a nudistas (no verão), separadas por sexo.



DICA: No site Royal Parks in London você encontra os mapas de todos os parques.

Como o post estava ficando muito grande dividi em duas partes, semana que vem coloco o resto.

Bjos



0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!