19 junho 2012

Entrevista: Alexandra Forbes


Hoje vou começar uma tag nova de entrevistas e a primeiríssima convidada é a Alexandra Forbes do blog Boa Vida.

Eu AMOOOOOOOOOOO o trabalho da Alexandra, a sigo pelo mundo virtual e tenho uma pontinha de inveja do trabalho dela. Essa paulistana, que hoje vive em Montreal, viaja pelo mundo comendo, bebendo e testando hotéis, eu me pergunto “tem vida melhor que essa”???

Alê, além de ser blogueira é antes jornalista e escreve sobre gastronomia e viagens para as revistas CasaVogue, Wish Report, Prazeres da Mesa, e também para publicações estrangeiras, como Food & Wine, IN (da cia. aérea Lan), En Route (da cia. aérea Air Canada), Azure (especializada em arquitetura), o jornal Toronto Star, entre outras. E ainda é editora de gastronomia da GQ Brasil e colunista do jornal Folha de São Paulo.

Fala sério, quer convidada mais ilustre que essa pra começar uma tag? Eu tentei desvendar um pouquinho das curiosidades sobre a vida e trabalho da Alexandra, corre pra ler!



TI) Como começou na profissão de crítica gastronômica?
AF: Entrei para o Jornal da Tarde muito moça, aos 19 anos. Já adorava o tema, por isso pedi à minha chefia, no caderno então chamado Modo de Vida, que me deixasse escrever na mesma página onde saía à coluna semanal do crítico gastronômico Saul Galvão. Funcionou: logo eu tornei-me a repórter que cobria gastronomia no jornal. Quando fui convidada para ir para a VIP, disse que aceitaria se, entre outras funções, eu fosse a crítica gastronômica da revista. Exerci esse cargo lá durante sete anos.

TI) É preciso ter algum curso especial para começar nessa profissão?
AF: Não. É preciso escrever bem, ler muito, e adorar comer e saber comer, observando tudo, comparando tudo. 

TI) Como é o seu dia a dia? Come fora todos os dias? Em todas as refeições?
AF: Em minha casa em Montreal levo uma vida relativamente normal, comendo fora duas ou três vezes por semana. Nas viagens, muito frequentes, o ritmo intensifica-se, e vou a restaurantes praticamente todos os dias, quando não a dois por dia.

TI) Qual foi a pior experiência gastronômica que você já teve até hoje? E a Melhor?
AF: A pior foi em um restaurante francês nos Jardins, onde me serviram um peixe com cheiro de amoníaco de tão estragado. A melhor, claro, foi a primeira vez que jantei no El Bulli, uma viagem sensorial que guarda-se para todo o sempre.

TI) Algum dono ou chef de restaurante já foi atrás de você após uma crítica negativa?
AF: Muitíssimos, faz parte. Só detesto quando ligam para a chefia pedindo minha cabeça: acho covardia. 

TI) Qual sua refeição favorita?
AF: Arroz com feijão e bife.

TI) Na sua opinião, qual a melhor cidade do mundo para se comer?
AF: Londres.

TI) Se pudesse pegar um táxi para qualquer lugar do mundo para fazer uma refeição, para onde iria e qual seria o prato?
AF: Barcelona, para mergulhar de cabeça na última piração dos Adrià: o 41 Grados, um minirestaurante multimídia.

Alexandra, muitooooo obrigada pela entrevista, amei recebê-la no blog e por favor volte sempre!





0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!