24 fevereiro 2011

Itália com gostinho Frances!

O risoto é um prato típico do norte da Itália, mas como todo prato que se preze a historia sobre sua criação é um pouco nebulosa.

Diz a lenda foi inventado pela mão do pintor Valério Perfundavalle, responsável pela criação dos vitrais da Duomo de Milão, costumava utilizar um amarelo da cor do açafrão em suas pinturas. Durante a festa de casamento de sua filha, em 1574, como uma brincadeira serviu aos convidados um risotto amarelo feito com açafrão. O resultado dessa mistura foi apreciado por todos os convidados. Hoje conhecido como Risotto alla Milanese, o mais tradicional de todos os risotos.

Como deu para perceber o prato em nada tem a ver com franceses, mas nem por isso deixamos de aprender na escola. Sorte a minha!



 
RISOTTO À LA MILANAISE
Serve 4 pessoas

30ml azeite de oliva
50g de cebolas picadas
100g cogumelos
100ml vinho branco seco
200g arroz arborio
Açafrão
600ml caldo de galinha
60g queijo parmesão ralado
200g tomates
Sal e Pimenta à gosto

Prepare o caldo de galinha até ferver. Faça os tomates em concasse, explicado AQUI e reserve.
Pique as cebolas bem picadinhas, leve-as ao fogo na panela com azeite. Deixe-as até suar, devem ficar apenas transparentes.
Coloque o arroz na panela e frite-o um pouco. Coloque o vinho e reduza o caldo até a metade. Aos poucos vá adicionando o caldo de galinha. A panela deve estar em fogo médio, não deixe ferver.
Depois de incorporar todo o caldo de galinha adicione os cogumelos cortados em tiras finas. Quando os cogumelos já estiverem cozidos, adicione os tomates, sal e pimenta. Quando estiver quase pronto adicione um pouco de folhas de açafrão picadinhas.
Retirar o risoto do fogo quando perceber que a maioria da água foi absorvida pelo arroz. Não queremos deixar que toda água evapore, nem que fique muito molhado.
Assim que retirar do fogo adicione o parmesão ralado e sal se necessário. Mexa bem e está pronto para servir!
Decore com algumas folinhas de açafrão por cima.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!