22 fevereiro 2011

Crepe au Citron

Eu simplesmente adoro Crepes!!! Fico tão feliz quando nas festas da minha família alguém contrata aqueles buffets de crepe, sabe? Eu como até explodir!

Quando o chef ensinou na aula demo a fazer a receita e só ficava comentando de lado com a minha amiga (brasileira e xará!) quais recheios eu colocaria ali...passei a aula sonhando com catupiry, nutella e afins...Hehe!

Barraquinha de Crepes em Camden Town Market

Crepe com Calda de Limão
Serve 4 pessoas

Massa
125g de farinha
1 ovo
Pitada de sal
10g de açúcar (se for usar a massa para recheio doce)
300ml de leite
20g de manteiga
100g de óleo

Calda de limão
200g de açúcar de confeiteiro
100ml de água
1 limão

MODO DE FAZER
MASSA
 Peneirar farinha em uma tigela, adicione sal e açúcar. Em uma tigela separada bata o ovo. Faça um furo no meio da farinha e adicione o ovo batido. Com ajuda do fouet vá mexendo a mistura. Aos poucos vá adicionando o leite. Passe a massa pela peneira, para retirar as possíveis pelotas.

Coloque a manteiga numa panela em fogo médio e deixe derreter até ficar marrom, um ponto antes de queimar. Quando atingir esse ponto retire do fogo e deixe resfriar por alguns minutos.

Adicione a manteiga derretida a mistura anterior e mexa com o fouet.
Rale um pouco da casca do limão e adicione a massa. (Essa parte é totalmente ao seu gosto, no caso adicionei, pois o crepe que estou mostrando aqui é de limão, mas se quiser fazer de qualquer outra coisa não precisa colocar as raspas).
Cubra a massa com filme plástico e leve a geladeira por 20 minutos.

Lembram que eu ensinei como selar as panelas AQUI? Para os crepes, é ideal que as panelas estejam seladas.

Leve uma panela selada ao fogo, o óleo deve ser apenas superficial. Com ajuda de um papel toalha lambuze toda a panela.

Retire a massa da geladeira pronta para fazer os crepes. Coloque uma concha rasa de massa na frigideira (os crepes devem ser fininhos). Com ajuda de uma espátula vire o lado do crepe quando perceber que o lado na panela já está dourado.

CALDA
Em uma panela leve ao fogo o açúcar, a água e o suco de um limão até ferver. Logo após começar a ferver retire do fogo e deixe resfriar. Tem ponto cremoso.

APRESENTAÇÃO
Quer fazer uma apresentação bonitinha? É fácil! Após retirar o crepe aberto da panela dobre ao meio e dobre novamente, vai ficar no formato de um triangulo. Coloque a calda por cima, alguns gominhos de limão e está pronto para servir!!!


DICA: Essa massa é ótima para congelar!!!

Momento Cultura
O nome crepe vem do francês crêpe, que significa crespo, em referência à textura da massa após a passagem pela frigideira ou chapa de metal com manteiga.

O curioso é que existem superstições vindas desde a idade média ligadas a esse prato. Em muitas regiões da frança os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome. Os crepes, pelo seu formato e cor, lembravam as moedas de ouro usadas na época.

Seguindo ainda um pouco da tradição, mas ja com alguns toques diferentes, durante o inverno francês é comum acontecerem jantares onde cada convidado deve preparar seu crepe. No momento de virar o crepe de lado na panela deve-se formular um desejo e o jogar para o alto. Se cair aberto e do lado certo, o desejo será imediatamente atendido. Caso contrário, o pedido só poderá ser refeito no inverno seguinte.

Quando fizer a receita em casa aproveite a brincadeira! Só não vale me culpar pela bagunça na cozinha!

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!