08 fevereiro 2011

Selando as panelas!

Quando cheguei em Londres fui morar numa residência estudantil em Camden Town, muito boa por sinal, mas o preço bem salgado! Um quarto só meu, banheiro só meu e cozinha dividida com outras 5 pessoas...não sou das mais frescas do mundo (amigas minhas diriam o contrário! Hehe!) mas lugar sujo me da ânsia! Depois da aula sobre Higiene na cozinha passei a ter ainda mais nojo de cozinha suja!

Olha que a cozinha do dormitório eu dividia com poucas pessoas, mas como a rotatividade é muito grande as panelas têm resto de comidas desde 1998! ECAAAA! Fiz um arroz um dia que teve que ir para o lixo. Quando ficou pronto estava grudado no fundo e cheio de pontinhos pretos que soltaram da panela! EEEEEEECCCCAAAAA mil vezes!!!

 Enfim, to falando dessas nojeiras pra dizer que aprendi um jeito de limpá-las além do tradicional bucha + detergente + água.
Na aula sobre Crepes (logo mais tem receita) o chef nos falou que é muito importante que a panela esteja absolutamente limpa, sem restos de nenhuma outra comida, gordura, etc, porque a massa pega gosto com muita facilidade. Ai que está o segredinho, ele nos ensinou a selar a panela:

Coloque sal grosso cobrindo todo o fundo da panela e deixe em fogo baixo por 1 hora! Após o tempo, retire todo o sal e limpe-a com um papel toalha.

Se sua panela for daquelas de teflon, porém que o fundo está todo descascado e tudo gruda nela, depois do procedimento do sal cubra o fundo da panela com óleo vegetal, leve novamente ao fogo baixo e deixe apenas até o óleo ficar quente, não ferva! Retire o óleo e limpe bem com papel toalha. Agora sim, está pronta para ser usada e nada vai grudar no fundo.

 O sal grosso remove qualquer evidência de proteína, gordura ou outros restos da panela. O certo é fazer esse procedimento com freqüência para que sempre fiquem limpinhas.

Eu fiz em todas da residência, mas agora já mudei mesmo e as panelas do meu novo AP são limpíssimas!!! Hehe              

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!