08 fevereiro 2011

Dicas para alugar AP em Londres

Nunca antes precisei alugar um apartamento, ou um quarto para morar por um longo período. A única vez que fui morar longe de casa foi aos 16 anos durante o intercâmbio de 1 ano nos EUA. Mas ai eu morei em casa de família americana, então era outra história.

Eu vim pra Londres já com uma residência estudantil reservada para ficar durante o primeiro mês (melhor me garantir, né?), mas eu sempre tive a idéia de depois mudar e dividir uma casa com alguém. Uma das coisas que contou para tomar a decisão de vir para Londres foi poder curtir experiências diferentes. Se fosse pra ser fácil poderia ter ido morar com papis um tempinho nos states, né daddy?!

Enfim, o primeiro passo para começar a procurar algo foi ir atrás dos brasileiros conhecidos que já moravam em Londres e pudessem me dar umas dicas. Nessas horas de desespero nada melhor que alguém que fale sua língua! Tem muitos blogs de dicas pra brazucas em London tbem...só dar um Google!

Os amigos me indicaram alguns sites que poderiam me ajudar na busca:

Esses 3 sites foram os que eu mais gostei e achei os melhores aps. Em cada um deles é possível fazer buscas desde apartamentos para comprar, até um quartinho para dividir com mais gente em um ap com outros 7 neguinhos. As buscas avançadas podem ser feitas por região, valor do aluguel, se quer dividir uma casa só com mulheres, só com homens, gay friendly, smoker or non-smoker e por ai vai uma infinidade...

Pela primeira vez na vida passei por essa experiência de ficar buscando eternamente na internet algo que me agradasse. Os aps que me atraiam eu mandava email, ou ligava (prefira sempre ligar a mandar email) para o contato descrito no site, contando um pouco sobre o que faço aqui em Londres, a pretensão de permanência na residência e quando poderia agendar uma viewing.

Então, a viewing é simplesmente uma ida a casa para conhecer o lugar e principalmente as pessoas que moram lá! Pra mim a parte mais importante quando você pretende dividir a casa com alguém!

Durante as minhas andanças e buscas de lugares fui aprendendo algumas coisas. Abaixo coloquei alguns pontos de atenção quando for alugar um AP/casa:

1) NUNCA deposite dinheiro para ir em alguma viewing. Não tem cabimento depositar qualquer quantia que seja apenas para visitar uma casa, sem nem saber ao certo se você vai ficar lá ou não.

2) JAMAIS acredite nas fotos que você vê nos sites.

3) EM HIPOTESE ALGUMA alugue um apartamento pela internet. Vários anúncios são falsos. Visite a casa antes, conheça o Landlord e faça o depósito apenas após já ter se mudado para casa.

4) VERIFIQUE se entra vento por alguma fresta na janela do quarto. Nada pior do que ter um quarto gelado durante o inverno Londrino.

5) PERGUNTE se existe limite de uso de água quente na casa, principalmente se tiver muita gente dividindo o ap. Você não quer correr o risco de ter que tomar banho gelado, só porque acabou a água quente da casa.

6) CERTIFIQUE-SE de que tudo o que você vê no quarto/ap vai estar lá quando você se mudar, ou se você terá que comprar móveis.

7) TENHA CERTEZA que TODAS as contas estão inclusas no aluguel, ou se tem alguma outra despesa separada.

8) ATENTE-SE ao fato que full time student NÃO precisa pagar o counsil tax. Algumas pessoas colocam essa taxa no aluguel, então avise o responsável. O valor costuma ser baixo, mas todo centavo faz diferença quando estamos falando em Libras, né?!

7)FAÇA muitas perguntas: sobre o tipo de vida da pessoa, o que ela faz, o que deixa de fazer, a quanto tempo mora lá, o que tem na região, se tem night bus, se tem metrô perto, se tem supermercado, etc...

Eu demorei horrores para achar um lugar que gostasse com uma pessoa que pudesse ser bacana para dividir a casa e com preço razoável, mas ACHEI!!!

Se alguém tiver mais dicas ou perguntas deixa nos comentários!!! GOOD LUCK!


0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!