08 fevereiro 2011

Merengues e Suspiros

Oi gente, desculpem pela ausencia, estou sem internet em casa e nao estou conseguindo postar. No exato momento estou em uma lanhouse e o computador aqui tambem nao permite acentos. Entao me desculpem...

Aqui na Le Cordon Bleu existem 3 tipos de diplomas que você pode adquirir: o diploma de Cuisine, o de Patisserie ou o Grand Diplome que são ambos. No caso, eu por enquanto só faço o de Cuisine. POR ENQUANTO, porque depois de ter assistido uma aula de pâtisserie, fiquei extremamente encantada!!!

Minha família inteira é muito formiguinha, então realmente os doces são meu fraco! No Brasil fiz alguns cursos no SENAC de doces, bolos e tortas e na verdade acho que os doces são meu forte! Hehe! Tenho paixão pela confeitaria e suas decorações!

Bom, voltando ao que interessa, fui de intrometida assistir a aula sobre merengues, ou suspiro, como vocês preferirem...e olha, eu sai de lá lambendo os dedos!



Existem 3 tipos de merengues:

FRANCÊS
 É o tipo de merengue menos usado e o mais antigo. Tem ponto mole, pico caído. Comumente usado para rechear doces.

*Como os ovos não passam por nenhum processo de cozimento e nem chegam a atingir temperatura superior a 70 graus centigrados afim de evitar a contaminação por salmonela, por questões de saúde esse merengue foi extinto das sobremesas.

60g claras
60g de açúcar de confeiteiro
Só juntar tudo em uma tigela e bater com o fouet até formar um pico mole.

ITALIANO
 para pasteurizar e estabilizar o merengue. Esse merengue é o único que pode ser armazenado por algumas horas pois é mais estável e seguro, tem uma consistência mais firme. Quando assado tende a ficar muito duro. O melhor dos três para ser aromatizado. 


60g de claras
120g de açúcar de confeiteiro
50ml de água
Fazer uma calda de açúcar com água (até atingir 115ºC). Bater as claras na batedeira. Derramar aos poucos essa calda em cima das claras. Bater tudo até esfriar completamente.

SUIÇO
Feito de claras misturadas com açúcar e aquecidas em banho-maria até atingirem 50ºC (para derreter o açúcar). Muito usado para decorar torta como a de limão.


120g claras
240g de açúcar de confeiteiro
Levar ao fogo em banho maria, bater na batedeira até esfriarem completamente.
Colocar no saco de confeiteiro. Fazer suspiros individuais na assadeira para levar ao forno para secar em temperatura baixa.




Desculpem, as fotos foram tiradas com o meu iPhone, por isso estao um pouco ruins. 

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!