08 fevereiro 2011

A Quiche Lorraine

Tem uma expressão que os chefs costumam usar muito por aqui, eles sempre falam: “Cuisine is arts, pastry is science”. Outro dia fazendo a massa para a quiche lorraine comprovamos isso.

Quando se mexe com massa é preciso ter muito cuidado com a medida dos ingredientes. Tudo precisa ser medido com perfeição, acredite 1g a mais de farinha pode mudar completamente sua receita!!

*Gabi, essa aqui eh especialmente pra vc que me pediu tanto essa receita! 

QUICHE LORRAINE
Serve de 4-6 pessoas

Massa
200g de farinha
5g de sal
100g de manteiga sem sal
1 ovo
10ml de água fria
Grãos de Feijão Cru
Sal e Pimenta
Para dourar a Massa
1 ovo
10ml de água
Pitada de sal e açúcar
Recheio
100g bacon
80g queijo Gruyère
250ml leite
1 ovo



MODO DE FAZER
MASSA
 Pré aqueça o forno a 180oC. Corte a manteiga em quadradinhos grandes enquanto ainda gelada. Peneire a farinha em uma tigela e junte o sal. Coloque a manteiga cortada em pedaços e vá mexendo a mistura até ficar tudo em consistência de areia.
Em outra tigela bater 1 ovo.
Quando estiver nesse ponto, faça um buraco no meio da massa e adicione o ovo batido e a água. Com as mãos vá mexendo até obter uma massa homogênea. Assim que ela não estiver mais grudando nas mãos, passe um pouco de farinha na bancada (bem pouco, não queremos adicionar farinha à massa é apenas pra não grudar na bancada). Com a palma das mãos estique a massa, a fim de amaciá-la. Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 20 minutos. Durante esse tempo a massa irá crescer e ganhar a consistência certa.
Após os 20 minutos retire a massa da geladeira e abra com rolo de macarrão até ficar com 0,5cm de espessura.

Pegue uma assadeira e cubra com papel manteiga. Em cima coloque um anel (a medida do anel você escolhe, vai depender do tamanho das quiches que você quiser fazer). Coloque a massa por cima do anel. Delicadamente, com a ponta dos dedos vá colocando a massa no fundo e na parte interna envolta do anel. Ainda sem cortar a massa, vá puxando um pouco de massa nas bordas do anel, deixe 0,5cm de espessura, pra formar uma crosta em volta, deu pra entender?! Agora sim, passe o rolo de macarrão por cima do anel e corte o excesso de massa.

Lembra dos grãos de feijão que você leu lá em cima e fez cara feia? Eu SEI que vc pensou onde vai feijão num quiche?? Enfim, pegue um punhado grande de grãos de feijão crus e enrole num filme plástico. A idéia é cobrir todo o fundo da quiche com os grãos de feijão para evitar que o fundo da massa cresça, é só uma questão de por algo pesado lá dentro, get it? Coloque os feijões enrolados no meio da quiche e leve a massa ao forno (180oC) por 10 min.

Quando as beiradas da quiche começarem a dourar retire o saco dos feijões do centro. O meio ainda estará um pouco cru comparado ao resto.

Faça a misturinha para dourar a massa juntando todos os ingredientes (ovo, água, sal e açúcar). Bata tudo com um fouet. Com ajuda de um pincel passe essa mistura de ovos no fundo da quiche e leve novamente ao forno por mais 3 minutos.

RECHEIO
DICA: Para tirar um pouco do sal do bacon, leve-o em uma panela com água gelada ao fogo alto até ferver. Pronto, pode jogar essa água fora e passa-lo em água fria novamente.

Corte o bacon em tiras de 0,5cm de grossura e depois em quadradinhos de 0,5cm. Em uma frigideira com pouco óleo coloque os bacons cortadinhos e frite-os. Depois de fritos reserve-os em cima de um papel toalha para tirar o excesso de óleo.
Rale o queijo em fatias finas e reserve.
Em uma vasilha bata o ovo e adicione o leite, mais sal e pimenta à gosto. Reserve.

Após os 3 minutos retire a quiche do forno. Remova o anel de sua volta.
Coloque os bacons no fundo e cubra com o queijo ralado.
Passe a misturinha para dourar em toda volta da quiche.
Leve novamente ao forno agora por 15 minutos.

Nos últimos 5 minutos adicione a mistura do leite e ovos na quiche dentro do forno. Cuidado para não transbordar, esse creme é para que fique molhadinha dentro e não encharcada, então vá sentindo até quanto você deve colocar, não é preciso colocar toda a mistura.
Sua quiche estará pronta quando levando a ponta da faca ao meio dela sair limpa.

Lendo a receita e o modo de fazer parece que da trabalho, mas JURO que é super fácil!!! Em 2 horas tínhamos a quiche em mãos pronta para comer!

Minha quiche ficou uma delíciaaaaaaaaaaaaaaaa! Recebi até elogios do chef na aula prática e um “Well Done!” no final. Sai orgulhosona!!!

IMPORTANTISSIMO: Sempre que eu falo em tempo de algo no forno é uma medida aproximada, pois cada forno reage de uma maneira. Então fique sempre atento.


3 comentários:

  1. Obrigada Fá! receita já está anotada, e agendada para o próximo weekend!

    vc adivinhou minha cara de "what a hell is this" qdo vi q tinha feijão na receita!hahahaha!
    já tava aqui doida cheias de perguntas sobre qual o tipo de feijão e blá, blá, blá... hehehe
    ah, adorei a frase sobre arte e ciëncia... por isso gosto mais de cozinha!
    ah, como foi a pratica de beef? Well done?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Descobri seu blog apenas hoje.
    Gostei do seu jeito de explicar. É bem claro.
    Gostei da sua receita do QUICHE. Brevemente vou prepara-la e se eu acertar e ficar legal vou posta-la no meu BLOG e certamente o seu credito estará lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alvaro!
      Que bom que vc gostou! Seja bem vindo e volte sempre! Qlq coisa estou disponível!!!

      Excluir

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!