09 fevereiro 2011

A França é aqui! Crème Brûlée

Quer coisa mais francesa que Crème Brûlée?! Me meti em outra aula de pâtisserie pra aprender a sobremesa, meu diploma é só de Cuisine...rsrs

Vou confessar, sou fresquinha pra comer! Se a cara da comida não me agrada eu nem experimento. Eu sei, bem controverso uma futura chef ser fresca pra comida, mas juro que agora eu ando comendo de tudo, afinal tenho que experimentar as coisas que eu faço, né?!

Enfim, tudo isso pra contar que até setembro do ano passado eu nunca tinha experimentado na vida um Crème Brûlée, mas ai eu estava em Paris, minha amiga pediu de sobremesa e eu tive que comer um pedacinho...nossa, foi amor na primeira colherada!! Olha ai eu de novo mordendo minha língua!

Se você também nunca comeu antes, vale muitooooo a pena experimentar! Certeza que você não vai se arrepender. Anota ai:



CRÈME BRÛLÉE
Serve 6 pessoas

250 ml creme de leite fresco
250 ml leite integral
1 fava de baunilha (pode substituir por gotinhas do extrato)
120 g de gemas (aproximadamente 6 gemas)
100 g de açúcar confeiteiro

MODO DE FAZER
Pre aqueca o forno a 180 graus. 

Levar o creme de leite fresco, o leite e as sementes da fava de bunilha em uma panela ao fogo até ferver. 

Em uma batedeira levar as gemas e o açúcar, bater até ficar em ponto de pico mole. Retire e reserve em um bowl.

Assim que a mistura da panela ferver colocar metade dessa mistura na tigela das gemas e do açúcar e ir incorporando enquanto mexe delicadamente. Colocar a outra metade e incorporar tudo. Quando a mistura ficar bem cremosa passar tudo por um coador. 

Colocar essa mistura em tigelinhas individuais onde serão servidas as sobremesas após prontas. Deixar 1 cm livre entre o creme e a boca da tigelinha.

Em uma forma com água quente, colocar as tigelinhas em banho maria e levar ao forno a 180oC. 

Retirar do forno quando o creme das tigelinhas estiver durinho, mais ou menos 30 minutos. Levar a geladeira durante uma noite (12 horas). Quando for servir colocar açúcar de confeiteiro em cima do creme e queimar com o maçarico.

Dica: A maneira mais fácil de deixar aquela crosta por cima (que é tão deliciosa de ser quebrada com a primeira colherada) é com um maçarico, agora se você não tem em casa é só levar ao forno rapidamente para que o açúcar caramelize. Ou com a parte de trás de uma colher de sopa, leve-a a chama do fogão para aquecer bem. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar.

Huuuuuummmm...aproveite!


Um comentário:

  1. Eu amo creme brulee!!! parece divino esse! Aprende fazer um bem gostoso ai pra trazer pro Brasil!

    ResponderExcluir

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!