23 janeiro 2012

Pra começar bem...

Biografia Steve Jobs




19 janeiro 2012

Chef's Knife

A grande paixão e ciúmes que qualquer chef de cozinha tem são suas facas. Eu juro que eu tenho até pesadelos de pensar em alguém usando minhas facas queridas, amadas, afiadas e cuidadas com tanto carinho. Além de eu tomar super conta delas e mantê-las em ótimas condições, são objetos de trabalho bem caros (facas BOAS não custam menos de 100 libras por aqui).

Agora pra você entender um pouco do que estou falando, assista ao vídeo abaixo e veja o processo meticuloso e complicado para fabricar uma faca de cozinha BOA!

OBS: O vídeo é em inglês sem legendas.
Quer comprar a sua e não sabe como? Vou ajudar um pouco…

A faca do chef deve ter equilíbrio entre o peso da lâmina e o peso da estrutura do cabo. Idealmente a lâmina deve ser contínua, ou seja, a lâmina não vai só até onde começa o cabo. É uma lâmina inteiriça e o cabo vai por cima. Estes devem encontrar-se de forma que, ao se trabalhar com a faca sobre uma prancha para corte, os dedos não sejam pressionados entre o cabo e a superfície.

Originalmente a faca do chef foi desenvolvida basicamente para cortar e desossar grandes cortes de carne de vaca. Hoje em dia porem, é a faca mais usada para uso geral, é ideal para diversas atividades como cortar em pedaços, picar vegetais, fatiar carnes, desossar, entre outras.


16 janeiro 2012

Filme da Semana: Sem Reservas

Estava sentada em casa esperando minha amiga vir me buscar para irmos jantar e começou a passar na TNT o filme “Sem Reservas” – No Reservations - 2007, ai já aproveitei para colocá-lo no filme da semana. O filme é na verdade um remake de “Simplesmente Martha” (Bella Martha, 2001), uma produção ítalo – germânica – austríaca – suíça.



A história é sobre Kate (Catherina Zeta-Jones), uma chef de um restaurante renomado de Manhatthan. Kate é extremamente perfeccionista e workaholic , porém uma virada em sua vida a tira de sua zona de conforto e é obrigada a lidar com a chegada de Zoe (Abigail Breslin – Little Miss Sunshine), sua sobrinha de 9 anos que se sente deslocada na vida da tia. Além dessa novidade na sua volta ao restaurante Kate é recebida com a notícia que um novo chef foi contratado para trabalhar na cozinha que ela comanda. Nick (Aaron Eckhart) é um subchef animado, divertido e que vai mudar a vida de Kate.  



Comédia romântica recheada de pratos maravilhosos, pitadas de gargalhadas e salpicado de romantismo. Dizem que chef não tem vida, certo?! Nesse filme aprendemos que a vida também pode acontecer na cozinha.






13 janeiro 2012

Risoto de Aspargos, Brie e Castanhas de Cajú

Um domingo acordei com vontade de comer risoto, não sabia bem do que e comecei a dar uma olhada em alguns livros para me inspirar, um risoto de queijo brie me agradou, mas resolvi incrementar um pouquinho com aspargos e castanhas de caju para dar uma textura crocante. Ficou delicia demais, minha mãe e meu irmão aprovaram!!!

RISOTO DE ASPARGOS COM QUEIJO BRIE E CASTANHAS DE CAJÚ
Serve 4 pessoas

400 g de arroz arbório
1 litro de caldo de legumes
300 ml de vinho branco
1 cebola média
50 g de manteiga
8 aspargos
300 g de queijo brie
150 g de queijo parmesão ralado
50 g castanha de cajú

MODO DE FAZER
Pique a cebola bem pequenininha, não queremos que ela apareça no risoto, leve em uma panela para refogar com um pouco de manteiga, deixe até que fique transparente. Adicione o arroz arbório e frite-o um pouco. Agora coloque 150 ml de vinho branco e não mexa até o vinho secar.

Aos poucos vá adicionando uma colher de caldo de legumes ao arroz e mexa sempre, quando secar o caldo adicione mais uma colher e assim sucessivamente.

Para os aspargos corte o talo e descarte já as pontas (cabeça), cozinhe-as rapidamente em água fervente e reserve-as. Corte o corpo em fatias diagonais.

Quando o arroz estiver ainda levemente durinho adicione os aspargos cortados em diagonal e continue adicionando o caldo conforme necessário e mexendo sempre.

Quando o arroz estiver al dente (esse é o ponto do risoto) abaixe bem o fogo e adicione fatias do queijo brie (sem a casca branca) e mexa bem para incorporá-lo.

Adicione também o queijo parmesão ralado e o restante da manteiga. Você verá como o próprio amido o arroz arbório já da uma liga ao todo, os queijos reforçam ainda mais.

Quando a manteiga estiver por completo incorporada, desligue o fogo e jogue as castanhas de caju “mal” picadas e misture.

Agora é só servir: em prato fundo coloque o risoto, em cima e ao meio leve duas das cabeças do aspargos, envolta coloque castanhas de caju inteiras para enfeitar e regue um pouco de azeite por toda a volta. PRONTO!!!!

Ficou sem as castanhas porque quando fui tirar a foto meu irmão já tinha detonado o potinho inteiro!


Obs: não é “certo” comer risoto com queijo ralado por cima, pois o queijo é muito forte e salgado e poderá deteriorar o sabor do risoto. Mas cada um a sua preferência. 




10 janeiro 2012

The sharper the knife the less you cry

Quando estava na escola um amigo brasileiro me falou de um livro que estava lendo, escrito por uma jornalista americana sobre a experiência dela na Le Cordon Bleu de Paris durante os 9 meses de Diploma de Cuisine. Ele disse que era super engraçado pra nós que fazíamos à escola, apesar de fazer a de Londres, às reclamações, as histórias, os chefs, tudo era absolutamente igual ao que vivíamos. Fiquei morrendo de curiosidade e comprei...



O livro chama “The sharper your knife, the less you cry”, citação comum usada na cozinha, escrito por Kathleen Flinn. Achei bem fraquinha a história em si, mas de fato era bem engraçado ler as situações pelas quais ela passou na escola e que se repetiram diversas vezes comigo. Pra mim o gostoso foi a identificação o resto eu dispenso...

E tem dois parágrafos no livro que eu posso dizer que ela escreveu exatamente o que eu penso e por isso resolvi dividir aqui:

Foto tirada do livro The Sharper the Knife the Less you Cry


 “Eu escolhi a Le Cordon Bleu, porque é famosa, assim quando eu for arrumar um emprego as pessoas saberão que eu levei a sério. As pessoas ouvem seu nome e não sabem nada sobre suas habilidades de cozinha, elas ouvem Le Cordon Bleu, elas conhecem esse nome.

Porém o nome só a levará até certo ponto, a vida na cozinha é de trabalho duro. Você é um escravo quando começa sua carreira, mesmo se você freqüentou escolas como Le Cordon Bleu. A cozinha é quente, você fica em pé, trabalha longas horas, não cheira tão bem ao final do serviço. Você trabalha aos finais de semana, feriados. Você levanta coisas pesadas, fica suja. Sempre existe stress e gritaria durante o serviço. Você precisa de muita paixão, ou você irá se queimar pra fora da cozinha. Isso eu sei. Mas eu não quero usar minha paixão para nada alem disso. Cozinhar é tudo o que eu quero fazer agora."


Abobrinha Recheada A la Marguerita

Dia desses eu estava reclamando que estou gorda (mulheressss) e pra consciência não pesar muito preparei um almocinho mais light e vegetariano! Super simples, mas ficou tão bom que eu preciso dividir com vocês, anotem ai:



ABOBRINHA RECHEADA A LA MARGUERITA
Serve 4 pessoas

4 abobrinhas médias
200g de queijo branco tipo minas
200g de tomate
2 cebolas médias
Salsinha picada
Azeite
Folhas de manjericão
Sal e pimenta à gosto

MODO DE FAZER
Corte as abobrinhas ao meio e com ajuda de uma colher retire a polpa e reserve. A abobrinha ficará parecendo uma canoa.

Coloque as metades cavadas em uma travessa, e de uma leve temperada com sal e um fio de azeite. Leve ao forno até que soltem um pouco de sua água e fiquem macias. Retire e reserve.

Pique a cebola em pequenos pedaços, corte o queijo branco e o tomate em pequenos cubos para que possam rechear a abobrinha. Misture-os com a polpa da abobrinha retirada previamente. Tempere com salsinha picada, azeite, sal e pimenta a seu gosto.

Recheie as canoas com a mistura acima e leve novamente ao forno apenas para o queijo derreter e o tomate murchar. Retire do forno, coloque as folhas de manjericão por cima de cada abobrinha como desejado, de uma última regada com azeite e está pronta para ser servida!!!



VERSÃO NÃO VEGETARIANA e nem tão light assim:
Se não quiser fazer vegetariana, pode substituir o queijo branco por carne moída. Refogue a carne moída e tempere como desejar e depois recheie. Ainda pode acrescentar parmesão ralado por cima e levar para gratinar no forno.