19 janeiro 2012

Chef's Knife

A grande paixão e ciúmes que qualquer chef de cozinha tem são suas facas. Eu juro que eu tenho até pesadelos de pensar em alguém usando minhas facas queridas, amadas, afiadas e cuidadas com tanto carinho. Além de eu tomar super conta delas e mantê-las em ótimas condições, são objetos de trabalho bem caros (facas BOAS não custam menos de 100 libras por aqui).

Agora pra você entender um pouco do que estou falando, assista ao vídeo abaixo e veja o processo meticuloso e complicado para fabricar uma faca de cozinha BOA!

OBS: O vídeo é em inglês sem legendas.
Quer comprar a sua e não sabe como? Vou ajudar um pouco…

A faca do chef deve ter equilíbrio entre o peso da lâmina e o peso da estrutura do cabo. Idealmente a lâmina deve ser contínua, ou seja, a lâmina não vai só até onde começa o cabo. É uma lâmina inteiriça e o cabo vai por cima. Estes devem encontrar-se de forma que, ao se trabalhar com a faca sobre uma prancha para corte, os dedos não sejam pressionados entre o cabo e a superfície.

Originalmente a faca do chef foi desenvolvida basicamente para cortar e desossar grandes cortes de carne de vaca. Hoje em dia porem, é a faca mais usada para uso geral, é ideal para diversas atividades como cortar em pedaços, picar vegetais, fatiar carnes, desossar, entre outras.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!