10 janeiro 2012

The sharper the knife the less you cry

Quando estava na escola um amigo brasileiro me falou de um livro que estava lendo, escrito por uma jornalista americana sobre a experiência dela na Le Cordon Bleu de Paris durante os 9 meses de Diploma de Cuisine. Ele disse que era super engraçado pra nós que fazíamos à escola, apesar de fazer a de Londres, às reclamações, as histórias, os chefs, tudo era absolutamente igual ao que vivíamos. Fiquei morrendo de curiosidade e comprei...



O livro chama “The sharper your knife, the less you cry”, citação comum usada na cozinha, escrito por Kathleen Flinn. Achei bem fraquinha a história em si, mas de fato era bem engraçado ler as situações pelas quais ela passou na escola e que se repetiram diversas vezes comigo. Pra mim o gostoso foi a identificação o resto eu dispenso...

E tem dois parágrafos no livro que eu posso dizer que ela escreveu exatamente o que eu penso e por isso resolvi dividir aqui:

Foto tirada do livro The Sharper the Knife the Less you Cry


 “Eu escolhi a Le Cordon Bleu, porque é famosa, assim quando eu for arrumar um emprego as pessoas saberão que eu levei a sério. As pessoas ouvem seu nome e não sabem nada sobre suas habilidades de cozinha, elas ouvem Le Cordon Bleu, elas conhecem esse nome.

Porém o nome só a levará até certo ponto, a vida na cozinha é de trabalho duro. Você é um escravo quando começa sua carreira, mesmo se você freqüentou escolas como Le Cordon Bleu. A cozinha é quente, você fica em pé, trabalha longas horas, não cheira tão bem ao final do serviço. Você trabalha aos finais de semana, feriados. Você levanta coisas pesadas, fica suja. Sempre existe stress e gritaria durante o serviço. Você precisa de muita paixão, ou você irá se queimar pra fora da cozinha. Isso eu sei. Mas eu não quero usar minha paixão para nada alem disso. Cozinhar é tudo o que eu quero fazer agora."


0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!