13 janeiro 2012

Risoto de Aspargos, Brie e Castanhas de Cajú

Um domingo acordei com vontade de comer risoto, não sabia bem do que e comecei a dar uma olhada em alguns livros para me inspirar, um risoto de queijo brie me agradou, mas resolvi incrementar um pouquinho com aspargos e castanhas de caju para dar uma textura crocante. Ficou delicia demais, minha mãe e meu irmão aprovaram!!!

RISOTO DE ASPARGOS COM QUEIJO BRIE E CASTANHAS DE CAJÚ
Serve 4 pessoas

400 g de arroz arbório
1 litro de caldo de legumes
300 ml de vinho branco
1 cebola média
50 g de manteiga
8 aspargos
300 g de queijo brie
150 g de queijo parmesão ralado
50 g castanha de cajú

MODO DE FAZER
Pique a cebola bem pequenininha, não queremos que ela apareça no risoto, leve em uma panela para refogar com um pouco de manteiga, deixe até que fique transparente. Adicione o arroz arbório e frite-o um pouco. Agora coloque 150 ml de vinho branco e não mexa até o vinho secar.

Aos poucos vá adicionando uma colher de caldo de legumes ao arroz e mexa sempre, quando secar o caldo adicione mais uma colher e assim sucessivamente.

Para os aspargos corte o talo e descarte já as pontas (cabeça), cozinhe-as rapidamente em água fervente e reserve-as. Corte o corpo em fatias diagonais.

Quando o arroz estiver ainda levemente durinho adicione os aspargos cortados em diagonal e continue adicionando o caldo conforme necessário e mexendo sempre.

Quando o arroz estiver al dente (esse é o ponto do risoto) abaixe bem o fogo e adicione fatias do queijo brie (sem a casca branca) e mexa bem para incorporá-lo.

Adicione também o queijo parmesão ralado e o restante da manteiga. Você verá como o próprio amido o arroz arbório já da uma liga ao todo, os queijos reforçam ainda mais.

Quando a manteiga estiver por completo incorporada, desligue o fogo e jogue as castanhas de caju “mal” picadas e misture.

Agora é só servir: em prato fundo coloque o risoto, em cima e ao meio leve duas das cabeças do aspargos, envolta coloque castanhas de caju inteiras para enfeitar e regue um pouco de azeite por toda a volta. PRONTO!!!!

Ficou sem as castanhas porque quando fui tirar a foto meu irmão já tinha detonado o potinho inteiro!


Obs: não é “certo” comer risoto com queijo ralado por cima, pois o queijo é muito forte e salgado e poderá deteriorar o sabor do risoto. Mas cada um a sua preferência. 




0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!