22 abril 2012

Almoço de Sábado Chuvoso


Sábado chuvoso e frio em SP, 13h00 da tarde marca o relógio, a geladeira completamente vazia, final do mês e o din din curto, vem a pergunta “O que almoçar?”

Quero massa, não, quero comer japa, não, quero ir ao Outback, não, quero comer comida leve... Já são quase 14h00, ai que indecisão, ‘tocamos’ pro supermercado sem idéia nenhuma na cabeça, quem sabe por lá teremos um estalo!

Salada? Ai não, ta frio... Legumes, sim esse sim...qual? Mandioquinha HUUUUMMM, fechado! Um dos pratos: Purê de mandioquinha!

Nossa, que alhão bonito. E se fizermos assado no forno? Pirei!

E agora, com o que combina??  Carne, definitivamente carne vermelha... Tem costelinha, vai demorar pra ficar pronta, to com fome... Tem lombo, moço? Só congelado. Ah, não... Quanto ta o filé mignon? R$32 o kilo. Me da 400 gramas, por favor.

Bom, filé mignon pode ficar meio sem graça, molho em cima?? Vixe, tudo que vem na cabeça é gordo. Já sei, a gente coloca as pimentas biquinho pra completar. Fechou? Fechou!

Menu pronto, anota ai:

Filé Mignon com Pimenta Biquinho, Purê de Mandioquinha e Alho Assado
Serve 2 pessoas
400 g Filé Mignon
4 Mandioquinhas médias
1 cabeça de alho bem grande
Pimenta Biquinho à gosto
1 Colher de sopa de manteiga
15 ml de leite
Sal e pimenta à gosto
Azeite

MODO DE FAZER
O primeiro passo é cortar a “bundinha” do alho, mas cuidado para não solta-los, é apenas para tirar aquelas raízes. Cortar também a parte superior um pouco, só pra abrir um pouco os dentes. 


Agora coloque em cima de um papel alumínio, tempere com sal, pimenta e besunte bem com azeite. Enrole-o no papel alumínio e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos a 180oC. Após o tempo necessário, abra o papel alumínio, se o olha estiver bem molinho é que está pronto, senão só deixar mais alguns minutos.

Para o purê, faça o mesmo processo que seria com a batata. Descasque, corte em pedaços pequenos e iguais, leve a panela com água até cobrir e deixe cozinhar até que fiquem bem mole! 


Quando estiver cozida, retire da água, amasse bem, passe por uma peneira e volte à panela. Adicione manteiga e o leite, mexa (cuidado para não mexer muito, senão o glúten será ativado e o purê ficará uma cola) até que fique em ponto de purê. Adicione o sal ao final e prontíssimo.

Corte a peça em filés conforme seu gosto, temperar com sal e pimenta, leve a grelha. Quando soltar bem fácil da grelha de um lado, está bom pra virar para o outro. Deixe grelhar até o ponto de sua preferência.

Agora é só uma questão de servir tudo bonitinho, afinal comemos antes com os olhos do que com a boca, né?! A pimenta biquinho é só espalhar pelo prato das carnes, não precisa esquentar.



O que indecisão com um pouquinho de criatividade não faz, né?! Foi o almoço que eu exatamente estava desejando e não sabia!!!





0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!