27 abril 2011

Filés de Truta com lascas de amêndoas

Já que eu estava falando de Portugal, por que não uma receita de peixe para complementar?! Essa ai embaixo é muitooooooooooooooooo fácil! Tem que praticamente só fazer o molhinho para acompanhar a truta.
Filés de Truta com lascas de amêndoas
Serve 4 pessoas

4 filés de 150grs cada (sem espinhas)
200g farinha temperada
100g manteiga clarificada*
Sal e pimenta à gosto
Molho
100g de manteiga
Suco de meio limão
100g de lascas de amêndoas
Decoração
Fatia de um limão

MODO DE FAZER
Leve as lascas de amêndoas ao forno a 180oC graus até ficarem douradas.

Tempere a farinha com sal e pimenta e passe as trutas levemente pela farinha. Coloque a manteiga clarificada (AQUI) na panela, assim que estiver quente coloque as trutas na frigideira com a parte das peles virada para baixo. Quando a pele ficar dourada, delicadamente virar o lado. 


Com ajuda de uma colher, jogue o excesso de manteiga da panela por cima da truta enquanto cozinha. Quando o lado de baixo também estiver dourado pode retirar.

MOLHO
Em uma panela derreter a manteiga, quando começar a ficar marrom, retirar do fogo, adicionar o suco do limão, as lascas de amêndoa e sal e pimenta a gosto.

Agora é só servir tudo! Pode acompanhar com salada e batatas.




Tiras de peixe a milanesa com maionese de alho

Tá legal essa onda de peixes??? Então ai vai mais uma: não tem erro! Mais fácil do que isso impossível! 


Esses pestiquinhos são ótimos de entrada! E o molho de alho...HUUUMMM pode ser usado de acompanhamento com o que vocês quiserem.



Tiras de peixe a milanesa com maionese de alho
Serve 4 pessoas

4 filés de 400gr de linguado branco
Milanesa
200g farinha temperada
2 ovos
200g de migalhas de pão fresco
Óleo para fritar
Sal e pimenta
Molho
250ml maionese
1 cabeça de alho
10ml de óleo

MODO DE FAZER
Enrole a cabeça de alho inteira em papel alumínio com pouco de óleo dentro.  Leve ao forno a 180º graus por 30 minutos.  Após o devido tempo retire o alho do forno e do papel alumínio. Corte a cabeça de alho ao meio e esprema para retirar os dentes de alho de dentro. Passe pela peneira espremendo bem. 


Junte o alho espremido com a maionese e misture com um fouet. Adicione sal e pimenta e reserve na geladeira.
Corte os filés de linguado em tiras finas de 6cm X 0,5cm. 


Bata os dois ovos com um pouco de sal e pimenta e reserve. 


Passe as tiras de peixe pela farinha temperada com sal e pimenta, logo em seguida pelo ovo batido e após pelas migalhas de pão.


Frite as tiras de peixe e leve a um prato com papel absorvente embaixo para retirar um pouco do óleo.
Coloque a maionese de alho em um potinho e sirva no centro do prato com as tiras de peixe ao redor. 


Agora tire a cerveja gelada da geladeira e pode ir se divertir!!!





26 abril 2011

Especial: LISBOA

Eu prometi que colocaria coisas da viagem por aqui e não vou desapontá-los! Acho que a coisa que eu mais fiz em Portugal foi comer. Como a comida daquele lugar pode ser tão boa??? Voltei pra Londres com a calça bem mais apertada do que na ida! Hehehe!
Apesar de Portugal ser um dos menores países do mundo, apresenta uma das mais diversas culinárias. Mesmo tendo como base o ABuso de frutos-do-mar, devido a sua localização geográfica, a gastronomia do país trás influências de diversas partes do globo, resultado do contato dos portugueses com várias outras culturas. Com os romanos por exemplo, estabeleceram o cultivo da uva para produção de vinho; com os árabes, introduziram as amêndoas, a laranja, a cana-de-açúcar e reativaram o cultivo das oliveiras para a produção de azeite; e com os povos nórdicos, aprenderam a secar o peixe e salgá-lo (bacalhau) para as grandes travessias marítimas. Já das colônias, os portugueses trouxeram o milho, o tomate, a criação de perus, entre outras coisas.
Durante as viagens de descobrimento, além de achar novas terras também eram descobertos novos ingredientes que eram levados de volta a Portugal e incorporados na culinária. Lembra que foi Marcopolo quem levou o macarrão e o sorvete do Oriente para o Ocidente, mas essa e outras histórias eu conto em outro post.

Agora a grande delícia que os portugueses trouxeram nessas andanças foi o açúcar (a cana de açúcar)! A doçaria portuguesa tem grande parte da sua origem nos conventos e mosteiros portugueses no século XVI.
Todo brasileiro já deve ter comido um “pastelzinho de Belém”, mas SÉRIO, vocês não sabem o que é pastel de Belém até comer o tradicional PASTEL DE BELÉM!!!! É uma das melhores sobremesas que eu já comi na vida. E levem em consideração que quem está falando isso é uma fanática por doces!!!

Mosteiro dos Jerónimos

“No inicio do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, laborava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por "Pastéis de Belém".
Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos de vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraía os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.
Em 1837, inicia-se o fabrico dos "Pastéis de Belém", em instalações anexas à refinação, segundo a antiga "receita secreta", oriunda do convento.” Retirado do site
http://www.pasteisdebelem.pt)


O pastel de Belém é um doce assado de massa folheada com recheio cremoso e aroma de baunilha. Quando você compra o doce vêm junto dois saquinhos, um com açúcar que é quase um pó e outro com canela, para você colocar a vontade em cima de cada mordida no pastel! É de derreter na boca!!!
Dizem que a receita do Pastel de Belém é guardada trancada em um cofre. Apenas algumas poucas pessoas sabem e os fabricam artesanalmente na "Oficina do Segredo". A mais de 150 anos a receita é mantida exatamente a mesma e continua sendo um mistério.
PS: SE CLICAR NAS FOTOS ELAS ABREM GRANDES

14 abril 2011

Peitos de Frango ao Creme de Champignons

Eu dei uma leve adaptada na receita abaixo para facilitar. Na escola fizemos a receita com frango inteiro, tivemos que prepará-lo, cortá-lo em diferentes partes, retirar ossos, etc... Achei que explicar tudo isso por aqui seria um pouco difícil, mas saibam que a receita abaixo pode ser feita com qualquer pedaço do frango: peitos, coxas, pernas...


Peitos de Frango ao Creme de Champignons

Serve 4 pessoas
4 peitos de frango de 160g – 180g
50g de farinha temperada
100g manteiga clarificada (AQUI)
50g de cebola picadas
200g de champignons
100ml de vinho branco seco
500ml caldo de galinha
100ml creme de leite fresco
Sal e pimenta branca à gosto

Temperar a farinha com sal e pimenta. Passar o frango pela farinha temperada. Colocar a manteiga clarifica (AQUI) na panela. Quando estiver aquecida colocar os frangos, dar cor a ambos os lados, retirar e reservar.

Na panela onde estavam os frangos, limpar o excesso de manteiga com papel toalha, deixar apenas um pouco. 
Picar bem a cebola e fatiar os cogumelos em fatias de 2mm. Adicioná-los a panela. Quando a cebola estiver transparente e os cogumelos cozidos adicionar o vinho branco a mistura. 


Reduzir o líquido em 60% até ficar parecendo uma calda. 


Voltar os pedaços de frango para panela e adicionar 500ml de caldo de galinha. Tampar a panela deixando um pedaço dela aberto. Cozinhar por 20-25 minutos sem deixar o líquido ferver.

Após o tempo retirar os frangos da panela e reservá-los. 


Retirar a tampa e ferver o líquido até reduzir pela metade. Ainda com a panela no fogo adicionar o creme de leite, mexer até incorporar tudo. Retirar do fogo e adicionar sal e pimenta à gosto.

Colocar um pedaço de frango no prato e o molho com champignon por cima. Como acompanhamento fica uma delícia abobrinhas, cenouras e batatas cozidas . Voilá!!!





13 abril 2011

Filé de Linguado recheado com batatas Pommes Duchesse

Posso começar a complicar um pouquinho as receitas? Não é difícil é só questão de jeito e é por uma boa causa! O prato ai abaixo é deliciosooooooooooooo, não que os outros não sejam...

Filé de Linguado recheado, cozido em vinho branco acompanha batatas Pommes Duchesse

Serve 4 pessoas
8 filés de linguado de 200g
2 quadradinho de caldo de Peixe

Recheio
30g manteiga
60g cebola
500g de champignon
Suco de meio limão
Sal e pimenta à gosto
20g de salsinha picadas

Molho
30g de manteiga
50g de cebola
300ml creme de leite fresco
80g manteiga , opcional
Suco de 1 limão
Sal e pimenta à gosto

Batatas – Pommes Duchesse
500g de batatas
20g de manteiga
2 ou 3 gemas
Sal e pimenta à gosto
Noz – moscada à gosto
4 folhas de cerefólio

Acompanhamento
400g de folhas de espinafre (folhas grandes)
20g de manteiga
1 dente de alho

Batatas – Pommes Duchesse
Bom, vamos começar pela coisa que mais demora, que é o que??? A batata cozinhar! Descasque e corte em pedaços pequenos e iguais, isso facilita que o cozimento seja mais rápido. Coloque em água fria com sal e leve ao fogo, não deixe ferver, apenas criar bolinhas no fundo enquanto cozinha. Quando estiverem bem macias, retire da água e amasse como se fosse fazer um purê. Adicione as gemas, noz-moscada, sal, pimenta e manteiga. A consistência dessa mistura deve ser mais firme que um purê tradicional. Coloque a mistura em um saco de confeitar e leve a geladeira.
Recheio
Pique a cebola em pedacinhos pequenos. Pique os cogumelos em pedaços bem pequenininhos, é pra quase que triturá-los.  Pique as folhas de salsa em pedacinhos fininhos.
Em uma panela em fogo médio derreta a manteiga, coloque a cebola e deixe suar. Quando ficarem transparentes adicione os cogumelos picadinhos, sal e pimenta e deixe cozinhar por cerca de 15/20 minutos. Quando você perceber que quase toda água sumiu da panela, adicione a salsa picadinha, ajuste sal e pimenta. Reserve.

Linguados
Estique papel filme na mesa para colocar os filés. Tempere o papel filme com sal e pimenta. Coloque um dos filés no papel (parte da pele virada para cima), recheie com os cogumelos, feitos anteriormente, o meio do peixe. Enrole o peixe, do rabo até a cabeça, formando uma rodela. Passe papel filme envolta do linguado para mantê-lo nessa posição.

Molho
Em uma panela tipo frigideira, leve a manteiga e as cebolas fatiadas em rodelas até suar. Coloque os peixes enrolados em papel filme dentro da panela. Dissolva os dois caldos de peixe e adicione o líquido até a metade da panela (altura do meio do peixe). Cozinhe em fogo baixo por 2 a 3 minutos e vire a parte do peixe que estava fora do líquido agora para dentro. Cozinhe por mais 2 minutos e retire da panela. Reserve.

Passe o conteúdo de dentro da panela por uma peneira. Leve apenas o líquido de volta ao fogo e reduza até a metade. Adicione o creme de leite fresco e deixe ferver por uns 2 minutos. Retire do fogo e adicione o limão, sal e pimenta.

Acompanhamento
Lave bem as folhas de espinafre e retire os cabos. Derreta 30g de manteiga em uma panela, adicione as folhas de espinafre, sal e pimenta. Prenda o dente de alho em um garfo e mexa pelas folhas de espinafre. Pode retirar as folhas do fogo quando elas estiverem macias na mordida. Deixe-as drenando um pouco.

Agora vem a parte divertida... pegue o saco de confeitar com as batatas e decore o prato da maneira que desejar. Leve ao forno 180o por 2 minutos, até dourar as batatas em cima.

Faça uma cama no meio do prato com um pouco do espinafre. Retire o papel filme envolta dos linguados e coloque dois rolinhos em cima da cama de espinafre.  Agora coloque o molho em cima de tudo e está mais do que pronto!!!!

PROMETOOOOOOOOOO que a receita inteira, do começo ao fim não leva mais que 2 horas!





12 abril 2011

Brick Lane Market

Sim, esse é mais um post sobre mercados de Londres! Não consigo resistir, todo final de semana vou passear em algum. A combinação comidas do mundo inteiro, shows na rua, gente diferente, barraquinhas de bugigangas, pechincha e LONDRES são imbatíveis!

Vez ou outra alguém me perguntava se eu já tinha ido até Bricklane e sempre que eu respondia que não as pessoas ficavam chocadas! A reação mais comum: “Como assim? Você tem que ir! Tem muitos pubs, baladinhas, lojinhas, é agitado, etc...”. Agora me fala como poderia deixar de ir a um lugar desses? Gosto de agito! Hehe!
Olhei meu guia de Londres e vi que o mercado só fechava as 17hr, aproveitei meu domingão sem nada pra fazer e me mandei pra Bricklane no extremo leste de Londres.


Não tem erro pra chegar: é só pegar o metro até Aldgate East linha Hammersmith & City (cor rosa) ou até Liverpool Street linha Hammersmith & City, Central, Circle ou Metropolitan, descer e ir seguindo as placas que indicam Bricklane.
O mercado funciona apenas aos domingos das 8am até as 17pm e estende-se por toda a região: ruas Cheshire Street e Sclater Street.

Bugigangas!


A área de Bricklane retrata exatamente o espírito do lado leste da cidade, ou seja, ruas movimentadas o tempo todo, muitos pubs, lojas vintage e principalmente lojas de tecidos, shops de bagels e pequenos restaurantes de comida indiana e asiática. Não deixe de experimentar pelo menos uma Samosa em algum desses lugares! Como boa paulista sempre vou aos lugares com a fila maior...se tem fila significa que deve ser bom, né?! Acertei todas às vezes! 



O mercado de Bricklane é conhecido como mercado de pulgas vai do luxo ao lixo. Pode ser um pouco caótico às vezes com sua grande variedade de produtos, desde barracas de comidas, frutas e vegetais, até brechós, móveis, velharias, revistas, artigos de higiene, material elétrico e TUDO MAIS O QUE VOCÊ PUDER IMAGINAR!  
 

Aos domingos atrai jovens londrinos a procura de móveis de  segunda mão, roupas diferentes e claro, muita comida, cerveja e diversão!
Se você é uma dessas pessoas que gosta de pechinchas, peças únicas e tem tempo para vasculhar toda a área, este é o lugar ideal para você.

Arte na parede

Apesar de o mercado ser um pouco desorganizado, muito barulhento, com uma mistura de cheiros estranhos, o mais bacana é que é cheio de surpresas, pode-se encontrar um casaco de pele fake, mas também pode achar um Manolo Blahnik praticamente novo por apenas 50 libras.

Restaurante Árabe- Yummy!
Mercado de Frutas e Legumes

Filés de frango crocantes com Aspargos

Confesso que morando sozinha tem dias que não tenho vontade de cozinhar nada. Eu acho bem chato cozinhar para uma pessoa, principalmente quando é obrigação, sabe?!

Mas outro dia o chef nos passou uma receita tão fácil de fazer e tão rápida que eu adorei e fiz de jantar! Ficou super gostosa e não demorou mais que 15 minutos!!!

Filés de frango crocantes com aspargos

Serve 4 pessoas
4 filés de frango de 160g – 180g
100g de farinha temperada
Sal e pimenta branca
1 ovo
200g de migalhas de pão
100g de manteiga clarificada* + ou – 150g de manteiga
200g de aspargos verdes
100g de manteiga com sal
Suco de ½ limão

Temperar a farinha com sal e pimenta. Passar os filés pela farinha temperada. Bater o ovo e passar os filés imediatamente depois nas migalhas de pão.

Colocar a manteiga clarifica* na panela, quando estiver aquecida colocar os filés de frango, dar cor a ambos os lados do filé, retirar e reservar. Aquecer o forno a 200o levar os filés ao forno por 2 minutos.

Ferver água em fogo alto, quando estiver borbulhando adicionar os aspargos por alguns minutos. Devem ficar macios na mordida, porém ainda levemente crocantes. 
Cortar parte final dos cabos dos aspargos e descartar, outra metade levar a panela. Deixar até a manteiga ficar marrom. Retirar do fogo e adicionar o suco do limão, sal e pimenta.

Agora é só colocar no prato, fazer uma decoração bonita e está pronto para comer! Como acompanhamento fica ótimo algumas batatas noisettes.

*Manteiga Clarificada: Derreta a manteiga numa panela, assim que ela começar a ferver algumas coisas brancas irão se formar, esses são os pedaços sólidos de leite. Tudo o que você precisa fazer é com ajuda de uma escumadeira retirar esses sólidos de leite da manteiga e deixá-la limpa. Ai você terá sua manteiga clarificada.