13 abril 2011

Filé de Linguado recheado com batatas Pommes Duchesse

Posso começar a complicar um pouquinho as receitas? Não é difícil é só questão de jeito e é por uma boa causa! O prato ai abaixo é deliciosooooooooooooo, não que os outros não sejam...

Filé de Linguado recheado, cozido em vinho branco acompanha batatas Pommes Duchesse

Serve 4 pessoas
8 filés de linguado de 200g
2 quadradinho de caldo de Peixe

Recheio
30g manteiga
60g cebola
500g de champignon
Suco de meio limão
Sal e pimenta à gosto
20g de salsinha picadas

Molho
30g de manteiga
50g de cebola
300ml creme de leite fresco
80g manteiga , opcional
Suco de 1 limão
Sal e pimenta à gosto

Batatas – Pommes Duchesse
500g de batatas
20g de manteiga
2 ou 3 gemas
Sal e pimenta à gosto
Noz – moscada à gosto
4 folhas de cerefólio

Acompanhamento
400g de folhas de espinafre (folhas grandes)
20g de manteiga
1 dente de alho

Batatas – Pommes Duchesse
Bom, vamos começar pela coisa que mais demora, que é o que??? A batata cozinhar! Descasque e corte em pedaços pequenos e iguais, isso facilita que o cozimento seja mais rápido. Coloque em água fria com sal e leve ao fogo, não deixe ferver, apenas criar bolinhas no fundo enquanto cozinha. Quando estiverem bem macias, retire da água e amasse como se fosse fazer um purê. Adicione as gemas, noz-moscada, sal, pimenta e manteiga. A consistência dessa mistura deve ser mais firme que um purê tradicional. Coloque a mistura em um saco de confeitar e leve a geladeira.
Recheio
Pique a cebola em pedacinhos pequenos. Pique os cogumelos em pedaços bem pequenininhos, é pra quase que triturá-los.  Pique as folhas de salsa em pedacinhos fininhos.
Em uma panela em fogo médio derreta a manteiga, coloque a cebola e deixe suar. Quando ficarem transparentes adicione os cogumelos picadinhos, sal e pimenta e deixe cozinhar por cerca de 15/20 minutos. Quando você perceber que quase toda água sumiu da panela, adicione a salsa picadinha, ajuste sal e pimenta. Reserve.

Linguados
Estique papel filme na mesa para colocar os filés. Tempere o papel filme com sal e pimenta. Coloque um dos filés no papel (parte da pele virada para cima), recheie com os cogumelos, feitos anteriormente, o meio do peixe. Enrole o peixe, do rabo até a cabeça, formando uma rodela. Passe papel filme envolta do linguado para mantê-lo nessa posição.

Molho
Em uma panela tipo frigideira, leve a manteiga e as cebolas fatiadas em rodelas até suar. Coloque os peixes enrolados em papel filme dentro da panela. Dissolva os dois caldos de peixe e adicione o líquido até a metade da panela (altura do meio do peixe). Cozinhe em fogo baixo por 2 a 3 minutos e vire a parte do peixe que estava fora do líquido agora para dentro. Cozinhe por mais 2 minutos e retire da panela. Reserve.

Passe o conteúdo de dentro da panela por uma peneira. Leve apenas o líquido de volta ao fogo e reduza até a metade. Adicione o creme de leite fresco e deixe ferver por uns 2 minutos. Retire do fogo e adicione o limão, sal e pimenta.

Acompanhamento
Lave bem as folhas de espinafre e retire os cabos. Derreta 30g de manteiga em uma panela, adicione as folhas de espinafre, sal e pimenta. Prenda o dente de alho em um garfo e mexa pelas folhas de espinafre. Pode retirar as folhas do fogo quando elas estiverem macias na mordida. Deixe-as drenando um pouco.

Agora vem a parte divertida... pegue o saco de confeitar com as batatas e decore o prato da maneira que desejar. Leve ao forno 180o por 2 minutos, até dourar as batatas em cima.

Faça uma cama no meio do prato com um pouco do espinafre. Retire o papel filme envolta dos linguados e coloque dois rolinhos em cima da cama de espinafre.  Agora coloque o molho em cima de tudo e está mais do que pronto!!!!

PROMETOOOOOOOOOO que a receita inteira, do começo ao fim não leva mais que 2 horas!





0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!