25 maio 2011

Pudim de Leite ou Crème Caramel?

Sabe nosso famoso PUDIM?! Então, aqui eles chamam de Flan ou Crème Caramel, chic, né?!
 E sabe o por que da diferença? De acordo com os historiadores de gastronomia os primeiros “puddings” relatados pelos nossos antepassados eram feitos de salsichas de diferentes carnes. Os ingleses declaram o “pudding” como parte do seu patrimônio gastronômico, que vem desde o século XVII e tinham como base as carnes.
Já o tal do Flan, conhecido aqui pelos ingleses e americanos é o nosso Pudim, porém com algumas diferenças. Na idade média, quando os Romanos descobriram as propriedades dos ovos no preparo das comidas, começaram também a misturar com sabores doces, como canela, mel entre outros. O Flan é conhecido basicamente como uma mistura de leite e ovos endurecidos pelo calor.
Agora já os franceses utilizam a palavra “Crème” para algo que é feito de produtos lácteos, como o Flan descrito ai em cima.
Já nós no Brasil, o nosso Pudim veio dos Portugueses...é claro! Lembra que eu falei AQUI que as sobremesas portuguesas sempre levaram muitos ovos?! Então, mais uma... Depois que eles nos introduziram essa delícia, o Pudim de Leite virou um dos clássicos da mesa Brasileira, feito a base de açúcar, ovos e leite!
Ou seja, palavras diferentes, mas que todas querem dizer a mesma coisa.

Ooopps quebrou um deles!

CRÈME CARAMEL ou PUDIM ou FLAN
Serve 4 pessoas

500ml de leite
Essencia de Baunilha, à gosto
4 ovos                              
60g de açúcar refinado

Caramelo
150g de açúcar refinado
75ml de água
15g de glucose

MODO DE FAZER
CARAMELO
Em uma panela junte o açúcar, a água, e a glucose, mexa um pouco a panela e deixe derreter tudo. Fique atenta, quando ficar marrom (cor de caramelo) retire do fogo e adicione 10ml de água para parar o cozimento.
DICA: MUITOOOOOOOOOO CUIDADO para mexer com caramelo é uma das piores queimaduras!!!
DICA2: Para lavar esta panela coloque um pouco de água com o que sobrou do caramelo e deixe ferver. Vai soltar tudo do fundo!

Coloque o caramelo ao fundo dos potinhos onde irá servir o pudim. Podem ser individuais ou não. Leve a geladeira.

CREME
Em uma panela junte o leite, açúcar e a essência de baunilha,deixe apenas esquentar.
Bata os 4 ovos juntos e aos poucos junte o líquido da panela enquanto mistura com o fouet. Fique atenta, não queremos que os ovos virem ovos mexidos...então tem que ficar mexendo sempre até engrossar.  Passe esse creme pelo coador e coloque nos potinhos que estão os caramelos.

Em uma travessa grande, coloque os potinhos dentro e cubra a travessa com água até 2/3 da altura dos potinhos. Leve ao forno em 180º graus por 30 minutos. O pudim estará pronto quando você perceber que o creme está com a consistência e será possível desenformar sem quebrá-lo.

Agora é só virar a forma ao contrário para o caramelo ficar por cima e está pronto para servir.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!