14 março 2011

Ovos de mil jeitos!


Não entendo gente que não gosta de ovo, combina com tudo! E ovo frito então?! Com a gema molinha em cima do arroz, um bifinho e batatinha frita, eu to feita! Meu prato favorito! Haha! Minha mãe vive dizendo que eu e meu irmão somos duas raposas que adoramos comer ovo com tudo!
Me diverti horrores na aula sobre ovos!!! Teve receita de ovo frito, cozido, mexido, omelete, poche...da pra fazer ovos de uns mil jeitos usando um zilhão de técnicas!
Abaixo 3 receitas com diferentes tipos de ovos:
OVOS MEXIDOS COM SALMÃO DEFUMADO
Serve 4 pessoas

8 ovos
Sal e pimenta à gosto
60g de manteiga
100ml creme de leite fresco (opcional)
100g salmão defumado
4 fatias de pão de forma
100g de manteiga clarificada
Cebolinha francesa

MODO DE FAZER
Cortar o salmão em fatias finas e depois em pedacinhos pequenos, reservar.
Em cada fatia de pão, com ajuda de um cortador circular, recortar uma bola. Em uma panela com manteiga clarificada, levar as fatias de pão até dourar.
Em uma tigela quebrar todos os ovos, adicionar sal e pimenta e mexer bem com o fouet.
Derreter a manteiga na panela, adicionar a mistura dos ovos. Em fogo médio, mexer o tempo todo a mistura na panela com uma colher de pau de preferência.
Retirar do fogo quando os ovos ainda estiverem levemente molhados. Adicionar o creme de leite fresco e o salmão picado. Ready to plate!



OVO POCHE COM MOLHO DE QUEIJO E ESPINAFRE (MEU FAVORITO SEM DÚVIDA ALGUMA!)
Serve 4 pessoas


4 ovos
400g de folhas de espinafre
30g de manteiga
1 dente de alho
Sal e pimenta à gosto

Molho Mornay
30g de manteiga
30g de farinha
250ml leite
1/8 cebola (grande)
Cravos
1 Trouxinha de ervas – AQUI
1 gema
50g de queijo Gruyère ralado
Pitada de noz moscada
Mostarda inglesa

MODO DE FAZER
Em uma panela coloque o leite, a cebola com cravos espetados nela, trouxinha de ervas, sal, pimenta e leve até ferver. Retire do fogo e feche com papel filme, reserve.
Em uma panela alta coloque bastante água, adicione o vinagre e leve ao fogo até comece a levantar fervura. Mexa um pouco a água e coloque o ovo exatamente no lugar onde a superfície está borbulhando. Conte exatamente 2 minutos e 30 segundos, retire o ovo da água com ajuda de uma escumadeira e leve a uma tigela com água fria e gelo por uns 2 minutos para parar seu cozimento. Com ajuda de uma tesoura, corte as beiradas do ovo até deixá-lo em formato redondo, reserve.

Derreta 30g de manteiga em uma panela em fogo médio, adicione a farinha e vá mexendo até ferver, cuidado para não queimar. Adicione apenas o leite que estava descansando, descarte a cebola e a trouxinha de ervas. Mexa a mistura até ferver. Retire do foto e adicione a mistura a gema, queijo ralado, noz moscada e mostarda. Mexa bem e feche com papel filme.

Lave bem as folhas de espinafre e retire os cabos. Derreta 30g de manteiga em uma panela, adicione as folhas de espinafre, sal e pimenta. Prenda o dente de alho em um garfo e mexa pelas folhas de espinafre. Pode retirar as folhas do fogo quando elas estiverem macias na mordida. Deixe-as drenando um pouco.

Pré aqueça o forno a 230º.

Em um prato fundo coloque as folhas de espinafre, o ovo em cima e o molho (que estava fechado com papel filme) em cima do ovo. No topo de tudo coloque um pouco do queijo Gruyére ralado.

Leve o prato ao forno por no máximo 2 minutos, até o queijo derreter e ficar douradinho. Prontíssimo para servir!!!



OMELETTE COM ERVAS FINAS
Serve 2 pessoas

6-8 ovos
Sal e pimenta à gosto
30g de manteiga
2g de ervas finas (salsa, cebolinha francesa, salsinha, estragão)

MODO DE FAZER
Pique bem fininho todas as ervas e reserve.
Em uma tigela quebre os ovos e adicione sal e pimenta. Mexa com o fouet e adicione as ervas picadas.

Em uma frigideira derreta a manteiga, adicione a mistura. Com ajuda de um garfo rapidamente bata todo o ovo na panela para pegar textura. Retire a panela do fogo quando ainda estiver molhado. Com ajuda de uma espátula, vire uma metade em cima da outra. Agora mexendo a panela vá retirando a omelete da panela e coloque no prato. Fácil, né?!


0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!