09 maio 2013

Um novo aperitivo: EDAMAME



Tenho visto cada vez mais no Brasil um “petisquinho” chamado Edamame. Já ouviu falar?? Eu conheci esse ingrediente em um restaurante japonês em Londres, nunca tinha comido, mas foi amor a primeira mordida.

O Edamame é a soja jovem, geralmente ainda dentro da vagem colhidas em seus galhos. Vindo diretamente do Oriente o seu nome japonês tem como significado "galho de feijão" (eda = "galho" e mame = "feijão"). 

A primeira referência sobre Edamame é de 1275, quando o monge japonês Nichiren Shonin escreveu um bilhete agradecendo um fiel pelo presente de “edamame”que ele havia deixado no templo.
 
É consumido geralmente como aperitivo, mas também pode ser usado como vegetal a fim de complementar sopas e até mesmo doces. 

Em Londres tem pra vender em lanchonetes do tipo Pret a manger e em gôndolas de supermercado já prontos para comer! Nos EUA servem em bares como uma alternativa ao amendoim. 

Para fazer como petisco é muito fácil, basta cozinhá-los em água fervente e salgada por alguns segundos, até macios e ainda verdes brilhantes. Depois é só colocar em um pratinho com um pouco de sal marinho por cima e comer! 
 


 Para comer de outra maneira é só cozinhá-los e depois colocar os grãos em saladas ou combinado com legumes mistos. Uma sopa tradicional japonesa chamada Gojiru eleva os grãos moídos até formar uma pasta com missô.

Em SP eu só vi para vender o Edamame congelado da marca Veggie e está aprovadíssimo! Fica perfeito! Não é muito fácil de achar, mas nos principais supermercados como Mambo, Zaffari e Pão de Açúcar eu já vi para vender.


Para quem está de dieta ou que quer substituir uma das besteiras por outro petisco mais saudável esse é ótimo! Rápido, fácil e delícia!


0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!