28 setembro 2011

A Volta - com Aperitivo!

Opa estou de volta! Desculpem pela ausência! O mês de Setembro foi loucura, começando pela correria do Restaurant Week onde estava trabalhando e terminando com a minha volta pra Londres e a mudança de casa. Agora que já esta tudo em ordem voltarei com as atualizações!

Bom, como deixei meus livros e minhas apostilas da escola em SP e o Superior da Cordon Bleu ainda não começou, vou fazer essa volta ao blog com receitas de aperitivos. Afinal toda boa festa sempre começa com um delicioso coquetel!!!

É uma receita super fácil e simples de fazer, leva um dos meus queijos favoritos! E olha que queijo bom é o que não falta!

O queijo de cabra é feito com leite cru ou pasteurizado de cabra, porém pode haver mistura com leite de vaca e de ovelha. A palavra chèvre (cabra em português) significa que o queijo é feito somente com leite de cabra. Se for feito com 50% de leite de cabra e 50% de outro tipo de leite é chamado de mi-chèvre.

O queijo de cabra pode ser classificado de acordo com a consistência da massa e o processo de cura, que irão determinar o seu aroma e o seu sabor. Algumas versões desse queijo apresentam ervas e especiarias em sua superfície. Podem ser usados de diversas maneiras, como consumido in natura, temperado com azeite e ervas, em formato de aperitivo, picado em saladas, como patês e recheios.

Se eu ainda não consegui te deixar com vontade de provar essa delicia, olha a foto ai abaixo e pode começar a anotar a receita!



Queijo de cabra grelhado com mel
4 porções

2 colheres de sopa de xerez seco
2 colheres de sopa de mel ralo
12 fatias de queijo de cabra cortado em rodelas grossas
2 colheres de sopa de orégano
Baguetes cortadas em fatias e feitas torradas

MODO DE FAZER
Numa panela pequena, em fogo baixo, misture o xerez com o mel e deixe dissolver completamente.
Cubra cada torrada com uma rodela de queijo e derrame um pouco da mistura de mel e xerez por cima. Salpique o orégano e grelhe em temperatura média por 5 minutos, até começar a dourar. Sirva imediatamente, acompanhando uma salada crocante.
Dica: Coloque um pouco mais de mel antes de servir. Tente adicionar mel de flor de laranjeira ou silvestre.

2 comentários:

  1. Oi Fabíola.

    Te conheci algum tempinho atrás no Bar Secreto, aqui em Sampa.
    Apenas para dizer que é muito bacana teu blog. Ainda não executei nenhuma receita, porém pretendo fazer isto em breve!!!

    Uma dúvida: Todas as fotos postadas nas receitas são de sua autoria?!?

    Bjão,
    Mauricio

    ResponderExcluir
  2. @Josicleverson
    Oi Mauricio, obrigada pelo elogio! As fotos são quase todas minhas, tirando as que eu coloco asterisco como Meramente ilustrativa.
    Se fizer alguma das receitas me avisa se gostou! bjos

    ResponderExcluir

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!