17 outubro 2011

A Criatividade e o Talento

“Nunca se esqueça de que somente o peixe morto nada a favor da corrente” (Malcolm Muggeridge)

BOA SEMANA!

11 outubro 2011

Sorvete de Nitrogênio Líquido

Oi gente, as aulas do Superior da Cordon Bleu começaram, mas fizemos 4 pratos tão chatos esses dias que ainda não me animei para dar nenhuma receita. Mas em compensação como tenho visita aqui em casa, tenho feito muitos passeios por Londres e revisto lugares com mais calma.
Sábado à tarde fui até Camden Town levar os amigos ao PUB da Amy e nas andanças pelo mercado reparei que uma portinha específica tinha uma fila enorme. Curiosa que eu sou, fui ver e encontrei um “laboratório” de sorvetes, The Chin Chin Laboratorists.




O Chin Chin é a primeira loja na Europa a fazer sorvete usando Nitrogênio líquido. Toda decorada como se estivéssemos realmente dentro de um laboratório, as coberturas e complementos ficam expostos dentro de tubos de ensaio e os atendentes usam aventais brancos e óculos. Nada de sorvetes já prontos para serem feitos em bolas, você escolhe o sabor (havia três tipos: Vanilla, Chocolate ou especial da semana de Pêra) e o seu pedido é feito na hora, na frente do cliente e são os protagonistas do show!




 O casal Ahrash Akbari-Kalhur e Nyisha Weber são os donos e os responsáveis por fazer a mistura para os curiosos clientes. Na batedeira que fica em sua frente eles colocam o sabor escolhido, adicionam o nitrogênio líquido (faz muitas bolhas quando está a sua temperatura de ebulição de -196oC) enquanto a moderna Kitchen Aid vai batendo. Em menos de 2 minutos o sorvete está pronto para você escolher seus complementos e deliciá-lo.



Agora você deve estar se perguntando se esse sorvete fica mesmo cremoso. O que acontece é que com a adição do nitrogênio, no estado líquido, a mistura cremosa do sabor congela instantaneamente e não forma nenhum cristal de gelo, resultando em um sorvete mais denso e cremoso.

Agora sinceramente se você me perguntar se o sorvete é melhor que o convencional eu não achei não. Não que seja ruim, é gostoso, porém ainda acho que a falta de sabores para escolher deixa a desejar. Mas o que conta aqui é a experiência de algo diferente e inusitado. Vale a pena pagar as 3,95 libras para ver de perto o show!
Se ficou interessado da uma passadinha no 49-50 de Camden Lock Place e avalie você mesmo!



Olha só o video: