23 fevereiro 2011

Camden Town

Pensa em um lugar democrático... Pensou? Agora multiplica por 10!! Isso é Camden Town!


Eu morava no bairro e posso dizer com todas as letras que nunca vi lugar mais democrático que esse!!! É uma mistureba de gente, de estilos, religiões, personalidades e todos convivem numa boa. Dizem que Amy Winehouse mora por aqui...agora deu pra entender o estilo do bairro, né?!
Não vi ninguém virar a cabeça na rua pra olhar o punk de cabelo azul que passava ao lado, ou o casal vestido estilo anos 40, ou ainda a menina com uma bolsa Kelly Hermès passeando tranquilamente por entre as barraquinhas.

O mercado de Camden funciona diariamente em um espaço fixo e gigantesco!!! Me perdi alguns momentos que eu não sabia mais onde eu estava. Apesar das barracas ficarem abertas todos os dias, domingo é o dia mais disputado e quando você encontra o verdadeiro espírito londrino do bairro. Lá fui eu mais um domingão passear e clicar umas coisas.

Camden town existe desde 1790, porém era uma área de campo aberto por onde o rio Fleet passava, hoje em dia não existe mais. Com o passar dos anos a região foi crescendo e ganhando mais movimento. Foi construída uma estação de trem e anos depois de metrô. Durante a segunda guerra mundial o bairro foi bombardeado, o que o deixou bastante destruído. Após a guerra a região foi restaurada e foi onde a comunidade Grega se instalou. Hoje em dia, porém a região abriga a maior comunidade de Bangladesh.

Camden Town sempre foi um centro comercial e de entretenimento: popular das artes, música e moda. Até hoje não nega suas origens Irlandesas, de muita festa, cerveja e música. Nos anos 60 o rock and roll começou a atrair as pessoas para cá. Em 1966 aconteceu o primeiro grande evento de música por aqui com a participação do Pink Floyd. Nos anos 70 os pubs introduziram os shows ao vivo com bandas que estavam começando sua promissora carreira na música. E nos anos 90 o bairro se tornou o berço do Britpop. Bandas como Blur, Oasis e Pulp começaram suas carreiras tocando nos pubs de Camden.

Conhecido por ser o bairro dos modernos e alternativos, é possível encontrar muitas lojas de tatuagens e piercings. Li uma vez em um guia de Londres uma definição sobre Camden Market que reflete um pouco do lugar: “mercado para adolescentes, interessados em piercings, cabelos azuis e roupas diferentes. Os colecionadores sérios de antiguidades podem explorar o local, durante a semana, quando o cenário adolescente não é tão surpreendente.” Hahaha!

Além do Camden Market e suas barraquinhas de comidas do mundo inteiro e artigos inusitado, é válido visitar as lojinhas espalhadas pelo bairro. É possível achar coisas super diferentes: desde roupas bacanas, bolsas modernas, até quadros inusitados, livros e vinis antigos...




E quer uma dica? A H&M e a American Apparel do bairro são de ótimo tamanho e super organizadas. Nada lembram a típica bagunça dessas lojas no meio de Oxford St...bem mais fácil achar coisas legais por aqui!!!

Aproveitando: Vi esses dias que a Cami Coutinho postou no Garotas Estupidas algumas dicas de lojas bacanas em Camden. Corre la!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Se você curtiu a viagem deixe um recadinho!